Atualidade

Ter muitos ‘likes’ faz bem à saúde

Um grupo de cientistas do Centro Mapeamento Cerebral da Universidade da Califórnia chegou a uma conclusão em relação ao número de ‘likes’ que se recebe em cada partilha nas redes sociais.

Os cientistas perceberam que a popularidade nas publicações provoca uma satisfação semelhante à sensação conseguida ao comer chocolates (para quem for fã, claro), fazer novas amizades, ou ganhar dinheiro, por exemplo.

Esta conclusão foi conseguida após estudo e mapeamento das atividades cerebrais de 32 adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e 18 anos.

Durante um período de 12 minutos, os cientistas mostraram a cada voluntário 148 imagens publicadas por diversos usuários do instagram, através de uma maquete falsa semelhante à do aplicativo. Entre essas imagens estavam 40 fotografias que os participantes tinham publicado nos seus perfis reais. Em cada foto, os pesquisadores colocaram uma grande quantidade de ‘likes’, supostamente recebidas por outras pessoas envolvidas no estudo. Depois disso, analisaram, através de ressonância magnética, as reações cerebrais.

“Quando os adolescentes viam as suas próprias fotografias com um elevado número de ‘likes’, as atividades cerebrais intensificaram-se muito em regiões conhecidas por serem áreas de recompensa”, esclareceu a principal autora do estudo, Lauren Sherman.

O estudo mostrou ainda que a decisão de fazer ‘likes’ em alguma publicação está diretamente relacionada com a quantidade de ‘likes’ que já teria antes. Ou seja, quanto mais popular mais os participantes expressam interesse na publicação colocando ‘like’, independentemente da sua opinião pessoal.