Atualidade

Jovem com cancro visita Grand Canyon dias antes da eutanásia

A norte-americana Brittany Maynard, que tem cancro em estado terminal e que escolheu morrer no próximo dia 1 de novembro, visitou o Grand Canyon a poucos dias de sua morte.

Maynard, de 29 anos, foi parque nacional no estado de Arizona com a mãe, o padrasto e o marido. “Um dia lindo com minha família amada numa das maravilhas naturais mais fabulosas do mundo. Foram muitos os momentos que me tiraram o fôlego, durante um lindo passeio de helicóptero”, escreveu a jovem no Facebook.

A história de Maynard tem chamado a atenção dos norte-americanos. A californiana decidiu mudar-se de São Francisco para o Oregon, porque este estado norte-americano permite o suicídio assistido para pacientes terminais, e está a dedicar as suas últimas semanas de vida a uma campanha para que outros que se veem diante de uma morte iminente possam usufruir do mesmo direito.

Um vídeo de seis minutos de Brittany Maynard, no qual explica a sua escolha, foi publicado no YouTube no início do mês e desde então foi visto mais de 8,8 milhões de vezes.

Maynard foi diagnosticada em janeiro com um glioblastoma, um tumor no cérebro, e mais tarde os médicos disseram-lhe que só teria seis meses de vida. “Vou morrer no andar de cima, no quarto que divido com o meu marido, com ele e a minha mãe ao meu lado, e falecer pacificamente com música que eu gosto no fundo”, declarou no vídeo.

Brittany Maynard

 

Foto: Facebook