Atualidade

Brittany Maynard morreu no dia 1 de novembro

O desejo de Brittany Maynard, uma jovem de 29 anos com um cancro terminal no cérebro, foi realizado: A jovem morreu no sábado passado, dia 1, rodeada pela família, após ter ingerido uma substância letal prescrita por um clínico.

Em Abril de 2014, o médicos deram-lhe apenas seis meses de vida. Perante um cenário devastador e para poder “morrer com dignidade”, Brittnay deixou o estado da Califórnia (onde a eutanásia é proibida) e foi viver para o Oregon, onde é permitido o suicídio assistido a doentes em fase terminal.

Antes de morrer, a jovem norte-americana deixou uma mensagem a todos os seus familiares e amigos no Facebook:

“Adeus a todos os meus queridos amigos e família, que eu amo. Hoje é o dia que escolhi para passar com dignidade esta fase da minha doença terminal, este terrível tumor no cérebro que tirou tanto de mim… mas que levaria ainda mais (…) Enquanto escrevo esta mensagem tenho um círculo de apoio à volta da minha cama… Adeus mundo. Espalhem boas energias”, escreveu Brittany.

A jovem chegou a publicar um vídeo no Youtube na semana passada – depois de ter anunciado que ia morrer a 1 de novembro – onde mostrava alguma hesitação quanto à data da sua morte. No entanto, Brittany Maynard decidiu avançar com o que tinha anunciado inicialmente.

brittany_Maynard