Atualidade

Brittany Maynard: “Não é a altura certa para morrer”

A norte-americana Brittany Maynard, doente terminal de cancro no cérebro, admitiu que poderá não pôr termo à sua vida a 1 de novembro, como tinha decidido e anunciado ao mundo.

Num vídeo que publicou na quarta-feira, dia 29, no YouTube, com o título “Um Novo Vídeo para os meus Amigos” (“A New Video for my Friends”), a jovem garante estar determinada em por fim à vida mas que ainda não decidiu quando.

“Continuo a sentir-me bem. Continuo a ter energia suficiente. Continuo a rir e a sorrir o suficiente com a minha família e amigos, por isso não parece que agora seja a altura certa. Mas essa altura vai chegar porque sinto-me a ficar doente. Acontece todas as semanas”, afirma no vídeo.

Refira-se que, quando soube da doença de que padece, esta Maynard, de 29 anos, natural da Baía de São Francisco, referiu que era seu desejo morrer com “dignidade” e, como tal, não queria submeter-se aos habituais tratamentos complexos e dolorosos que um tumor cerebral impõe. Por isso, mudou-se, juntamente, com o marido para o Orgen, Estado que permite aos doentes terminais porem fim à sua vida com medicamentos letais prescritos pelo médico.

Mas, tal como refere neste último vídeo, nem todos concordaram com a sua postura face à doença: “Quando as pessoas me criticam por não esperar mais, ou o que quer que eles decidiram que é melhor para mim, dói. Dói porque arrisco todos os dias, todos os dias em que acordo”.

Os seis meses de vida que os clínicos lhe deram em abril estão a terminar. E esta semana, acompanhada pelos pais e pelo marido, Brittany cumpriu o seu último desejo: visitar o Grand Canyon, no Arizona.

Em lágrimas, a jovem termina o vídeo a dizer que se os seus sonhos se tornassem realidade, “sobreviveria a isto, mas é pouco provável que isso aconteça”, acrescentando que quer que tanto o marido como a mãe continuem com as suas vidas.

Veja o vídeo.