Atualidade

Morreu Eunice Muñoz, a grande dama do teatro português

A atriz Eunice Muñoz morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos.

Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira.

A atriz, considerada a “dama do teatro português”, tinha, nos últimos tempos dividido o palco com a sua neta, Lídia Muñoz, na peça “A Margem do Tempo”. A peça, de Franz Xaver Kroetz, estreou-se em abril de 2021. Depois das primeiras apresentações no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, as duas atrizes arrancaram em digressão pelo país.

A digressão terminou no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de novembro, exatamente 80 anos após a sua estreia.

No final da sessão, a que assistiram o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e a ministra da Cultura, Graça Fonseca, foi prestada uma homenagem à atriz.

Este teatro foi a minha casa durante muito anos, fui feliz no palco, em tudo o que cá fiz“, afirmou a atriz no final da sessão.

Agradeço sobretudo a vocês, ao público, que me acarinhou, que me aplaudiu desde que comecei, até agora que comemoro os meus 80 anos de carreira“, sublinhou.

O teatro precisa de nós, de nós no palco e de vocês que recebem o melhor que temos para dar“, salientou ainda, acrescentando: “Apesar dos dias estranhos e difíceis, o belo continua a existir“.

A estreia de Eunice Muñoz aconteceu no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de novembro de 1941, na peça “Vendaval”, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, que aí se encontrava sediada.

Filha e neta de atores de teatro e de artistas de circo, Eunice entrou em cerca de duas centenas de peças, trabalhou em várias companhias com cerca de uma centena de companhias e, no cinema e na televisão, o seu nome está associado a mais de oito dezenas de produções de ficção, entre filmes, telenovelas e programas de comédia.

Em abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Bisneto Amadeo

Nos últimos meses vivia a alegria de ver crescer o pequeno Amadeo, filho de Lídia Muñoz e do realizador Tiago Durão, apesar de esta não ter sido a sua estreia como bisavó.