Atualidade

Associação Sara Carreira deixa portugueses em lágrimas

Em homenagem a Sara Carreira, que faleceu num acidente de viação a 5 de dezembro de 2020, aos 21 anos, foi criada uma associação que ajuda a criar futuros e a mudar vidas, dando oportunidade aos sonhos de 21 jovens promissores.

Para dar a conhecer  os 21 bolseiros já selecionados, a SIC estreou, esta segunda-feira, o programa “Sementes do Futuro”, onde contou as histórias de vida dos vencedores. A emoção foi geral, não só da parte  dos padrinhos e família Carreira, mas  do público que assistiu em lágrimas ao programa. Foram muitas as mensagens nas redes sociais, a dar conta da emoção gerada por aquela onda de amor e de esperança.

Entre centenas de candidaturas de jovens, dos 12 aos 21 anos, a Associação Sara Carreira escolheu os primeiros bolseiros com base nas suas condições socioeconómicas e desempenho escolar.

Valentim sonha ser bailarino, Tírcia sonha ser arquiteta, Bianca sonha ser advogada, Rafael sonha ser astronauta, Ana Catarina sonha ser professora, Simão sonha ser criador de videojogos, Marta sonha ser designer de moda, Leonardo sonha ser violinista profissional, Sara sonha fazer parte de uma orquestra, Inês sonha ser professora de educação física, Francisco sonha ser médico, Christian sonha ser engenheiro, Érica sonha ser assistente social, Simão sonha ser músico, Deise sonha ser cardiologista, Tomás sonha licenciar-se em desporto, Rosa sonha ser gestora de empresas, Beatriz sonha licenciar-se em administração pública, Bruna sonha licenciar-se em estudos portugueses e Eva sonha ser cantora.

Alguns contaram a sua história, como foi o caso de Leonardo, de 18 anos, que vive em Vialonga, e tem o sonho de entrar para uma orquestra. “Tive conhecimento da bolsa através da minha tia. A minha tia, para mim, representa os meus pais. A minha mãe não tinha muitas condições e o meu pai nunca esteve muito presente. Aos poucos comecei a ficar na casa da minha tia e tornou-se permanente até hoje“, explicou. A tia Maria dos Anjos, cuja pensão que recebe não chega para os estudos do sobrinho, acompanhou-o à suposta audição, e mostrou-se muito orgulhosa do seu menino: “O pai e a mãe nem sabem aquilo que perderam desta criança. Eles é que perderam, não foi ele“. Foram surpreendidos por Tony Carreira que lhes deu a boa nova: “Eu estou aqui para agora entrar ali e para dizer ao Leonardo que ele felizmente ganhou a bolsa“, confessou o cantor à amorosa tia que aguardava lá fora por Leonardo. “Ganhou? Obrigada, obrigada (…) agradeço à sua estrelinha que está lá no céu (…) eu não sabia como é que ele ia continuar a estudar“, referiu Maria dos Anjos em lágrimas, assim como Tony.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SIC (@sicoficial)

Valentim, de 12 anos, de Leiria, sonha ser bailarino profissional. “Quando crescer quero ser o melhor bailarino do mundo e entrar numa grande academia. O ballet transmite-me paz, realização, amor. Gostava muito que, quando eu dançasse, as pessoas conseguissem sentir a mesma alegria que eu sinto porque as pessoas felizes não fazem mal aos outros“, explicou o jovem que recebeu a boa notícia pela Fernanda Antunes. Tânia Ribas de Oliveira foi a madrinha escolhida para o doce Valentim. “Eu diria que és muito muito parecido com a Sarinha, tinha um grande coração também e gostava muito de ajudar. Por isso, vais trabalhar muito e vais ter muito sucesso. Vais-te lembrar de nós, da Sarinha, eu sei que sim“, disse a mãe de Sara Carreira que ficou particularmente encantada com o bolseiro. Os dois conseguiram ver uma “borboleta“, que “podia ser que fosse a Sara“, disse Valentim e pensou Fernanda.

Marta de 19 anos, de Santiago do Cacém, teve média de 18 valores e sonha estudar na Universidade do Minho para ser designer de moda. “Há cerca de oito anos os meus pais separaram-se e as coisas têm sido um pouco mais difíceis para nós porque eu estou sozinha com a minha mãe e a minha mãe trabalha no hospital. No fundo, somos nós as duas, somos uma equipa e estamos a ajudar-nos uma à outra. Concorri à bolsa Sara Carreira para garantir mais um apoio. Não quero estar a sobrecarregá-la ao ponto dela também não ter uma boa situação para ela própria e isso é uma das coisas que mais me preocupa“, revelou a jovem que ficou com o alfaiate Paulo Battista como padrinho.

Érica, é de Estremoz, e tem o sonho de ser Assistente Social. Francisco, é de Évora, e tem o sonho de ser médico. Deise veio para Portugal para estudar medicina. Christian Leonard veio da Venezuela à procura de um futuro melhor. Todos os jovens, com vidas particularmente difíceis do ponto de vista financeiro, ficaram com o coração cheio de esperança num futuro melhor.