Atualidade

Inês Herédia abre o coração sobre a homossexualidade e a paixão por Gabriela Sobral

A atriz Inês Herédia, de 30 anos, casada com Gabriela Sobral desde o dia 10 de fevereiro de 2018,  iniciaram uma história de amor que acabou por dar frutos a 27 de dezembro do mesmo ano, quando nasceram os filhos, os gémeos Luís e Tomás.

Em conversa com Cristina Ferreira, a atriz revelou que foi no sofrimento que as duas se encontraram. “A Gaby e eu quando nos conhecemos, quando nos apaixonámos, estávamos as duas a sofrer, por razões completamente diferentes. Só que é aí que tu vês o coração do outro. Quando tu vês alguém a sofrer, a outra pessoa está com as portas escancaradas, entras lá para dentro“, contou, explicando como se encontrava psicologicamente no momento em que se apaixonou pela mulher como também o que fortaleceu o laço que as une até hoje.

No sofrimento, as duas viram uma abertura para a cura e, consequentemente, para o crescimento de um sentimento de afeto. A revelação veio a propósito da estreia da atriz, que interpretou Isabela em “Quer o Destino”, na TVI,  do seu novo tema “I Would Do It Again”, que fala de uma história de amor entre duas mulheres que começou durante a pandemia.

Assumir a homossexualidade não foi um processo fácil, mas pôde sempre contar com o apoio da família.

Eu neguei durante muito tempo e tentei durante muito tempo apaixonar-me por homens. E apaixonei-me por um ou dois, mas há uma parte que só as mulheres é que têm, desculpem homens que estão presentes nesta sala, mas nós somos de facto tanta coisa. Foi muito difícil [de assumir], mais para mim que para os outros. Depois quando eu disse a minha avó foi: “Ok pronto, e agora? Quer um cigarro?”. A minha avó é a maior“, contou.

Foi muito tranquilo. A única questão, e foi a minha mãe que a teve: ‘Como é que nós temos uma relação tão próxima e só agora é que a Inês me está a dizer isso?’ Eu fiz a parte toda do sofrimento sozinha, não quis apresentar o problema à família. Apresentei uma solução: ‘É isto, estou feliz, estou com uma pessoa’. Achava eu que estava feliz. Mas quis apresentar a coisa resolvida, não quis pôr um problema em cima e a minha mãe só ficou magoada com isso. A minha mãe não percebeu porque não lhe contei imediatamente“, explicou.