Atualidade

Inês Herédia sobre a sua homossexualidade: “Achava que ia para o inferno”

A artista, de 29 anos, foi a convidada de Fátima Lopes no programa “Conta-me Como És”, este sábado, 19 de outubro, onde falou sobre a importância da família que criou e a forma como os pais e os irmãos aceitaram a sua homossexualidade.

Recorde-se que Inês Herédia casou com a ex-diretora de programas da SIC, Gabriela Sobral, de 53 anos, no dia 10 de fevereiro do ano passado, adotando na altura os apelidos uma da outra. Em dezembro foram mães dos gémeos Tomás e Luís.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Bom, olhem, não sei muito bem o que vai sair daqui. 🤦🏼‍♀️ Mas pronto, aceitar o desafio da @fatimalopesoficial é ir sem capas. Sábado, na @tvioficial

Uma publicação partilhada por Inês Herédia (@inesheredia) a

Inês não estava preparada para uma relação lésbica. Antes de assumir a sua orientação sexual, passou por momentos de grande sofrimento, mas “eu acho que na altura, para mim, justificava-me com isso (preconceito à sua volta), mas o preconceito era meu. Eu não queria aquilo, achava que estava tudo errado, que ia para o inferno, achava que estava tudo errado comigo. Sou uma pessoa de família, sempre quis ser mãe, não fazia sentido ter uma mulher ao meu lado“.

Criada no Estoril, recorda que na adolescência, pouco sabia sobre homossexualidade. “Cresci num sítio em que isto não existe. É muito difícil as pessoas perceberem o que é viveres 18 anos sem saber que qualquer coisa existe. Eu sabia que havia qualquer coisa estranha comigo, mas não conseguia por uma etiqueta naquilo. Vivia na solidão”, recordou.

Durante algum tempo tentou disfarçar o que sentia: “Eu dizia que aquele rapaz era giro, porque toda a gente dizia”, contou, acrescentando que teve de passar por todo o processo de aceitação antes de falar com a família: “O meu caminho teve de ser feito sem os meus pais saberem. Eles foram quase as últimas pessoas a saber. Hoje em dia, olho para trás e penso que foi uma estupidez, eles podiam ter estado ao meu lado”.

Quando Inês Herédia contou aos pais a sua orientação sexual, a reação deles foi positiva. “Achei que o meu pai ia ser a pessoa mais difícil. Ele disse-me ‘Inês, eu já passei por tanta coisa na vida… isto para mim não é um problema’. E a minha mãe ficou chateada por eu não lhe ter contado, porque sempre partilhámos tudo. A reação dos meus pais foi de amor”, contou, sublinhando que, esse momento, “foi o ponto final” do seu sofrimento.

Durante a conversa os progenitores enviaram uma mensagem para a filha. “Tivemos momentos de olhos nos olhos que foram muito importantes na nossa vida”, disse Ana Rita Herédia em vídeo. Luís Sanches afirmou ser “o porto seguro” da filha, “ela tem-me a mim sempre ao seu lado, esteja ela cantar a Barbra Streisand ou a compor ou com os meus netos”.

Nuno e Luís, irmãos da artista, também enviaram mensagens realçando o amor e o orgulho que sentem por Inês.