Saúde & bem-estar

Ter uma vida ativa pode protegê-lo da depressão na velhice

Não é novidade que ser ativo fisicamente faz bem ao corpo e à alma, mas um estudo publicado na revista ‘Jama Psychiatry’ revela que há ligação entre a aptidão física na meia-idade e um menor risco de depressão e de morte por doença cardiovascular na velhice.

Doenças cardiovasculares e depressão são comuns em pessoas idosas e estão ligadas a certo ponto, nomeadamente o  AVC (Acidente Vascular Cerebral), problema em que os doentes apresentam taxas de depressão altas.

Entre 1971 e 2009, foram examinados 17.989 homens e mulheres, com idade média de 50 anos, através do armazenamento de informações sobre saúde e comportamento, nomeadamente dados sobre o condicionamento aeróbico.

Os pesquisadores confirmaram 2.701 diagnósticos de depressão e 841 mortes cardiovasculares e o estudo revelou que que as taxas de depressão e doença cardiovasculares foram sendo reduzidas, de forma constante, à medida que a aptidão na meia-idade aumentava.

As pessoas que apresentaram melhores índices de aptidão física tinham 16% menos possibilidade de ter depressão e 61% menos de ter doenças cardiovasculares, sem depressão, bem como corriam riscos 56% menores de morrer de doenças cardiovasculares depois de sofrerem de depressão.

Vida fitness, depressão e morte causada por doenças cardiovasculares revelam-se assim bastante ligadas, o que dita que é importante fazer um esforço por realizar atividade física na meia-idade – e nunca é tarde para começar – , de forma a evitar chegar a velho doente e/ou deprimido.