Atualidade

Incêndios: reflorestação de Portugal na mão dos portugueses

O país está de luto após os incêndios que, entre domingo e terça-feira, mataram mais de quatro dezenas de pessoas nas regiões do centro e norte, e dizimaram a natureza, destruindo mesmo o Pinhal do Rei, em Leiria, mas há mais uma edição do projeto “Uma Árvore pela Floresta” a decorrer para que todos possam ajudar.

A iniciativa é da responsabilidade da Quercus e dos CTT e visa a plantação de árvores de espécies autóctones em terrenos de todo o país, incluindo nas áreas que arderam, e está ao alcance de todos.

O gesto é simples, bastando a deslocação a uma loja dos CTT, até 30 de novembro, para oferecer uma árvore através da doação de 3 euros que reverterão integralmente para o financiamento do projeto.

O número de árvores depende das possibilidades de cada um, pois não há limite para se apadrinhar a causa. No momento da compra será entregue um pequeno kit, composto por uma árvore, uma azinheira em cartão reciclado, e um código.

A “árvore” poderá simbolizar o ato ou uma prenda, enquanto o código permite registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2018, identificar a espécie, o local de plantação, e consultar a evolução do bosque onde foi instalada durante 5 anos, através do site com o nome do projeto.

Serra do Gerês, do Alvão, do Marão, de Montemuro, da Estrela e do Tejo Internacional, continuam a ser áreas visadas, às quais foi acrescentado Castanheira de Pera, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios de junho, pois o movimento foi lançado em julho, muito antes da catástrofe dos últimos dias.

Entre as 28 espécies disponíveis, que fazem parte da flora original portuguesa, encontram-se o amieiro, medronheiro, bidoeiro, castanheiro, freixo, azevinho, loureiro, carvalho-negral e carvalho-alvarinho, o sobreiro, o lentisco ou o sabugueiro, entre outras.

O foco é a criação de bosques autóctones, os quais oferecem uma maior resistência à propagação dos fogos e são os que mais amenizam o clima, promovem a biodiversidade e protegem a nossa paisagem, a água e os solos.

O evento vai na quarta edição e, até ao momento, foram plantadas perto de 11 mil árvores, tendo vencido o Green Project Awards 2015, na categoria Iniciativa de Mobilização e conquistado, em 2016, o prémio de Ambiente da PostEurop, uma organização afiliada das Nações Unidas.