Atualidade

Campanha desafia-o a reflorestar Portugal

Na última semana os portugueses têm assistido a verdadeiros cenários de terror devido aos incêndios que assolaram o país e ilhas.

Para contrariar o negro deixado pelo fogo, A Quercus e os CTT voltam a associar-se numa iniciativa para replantar as zonas afetadas.

‘Uma Árvore pela Floresta’ é o nome desta campanha a decorrer até ao dia 30 de Novembro e que já vai na sua terceira edição.Para contribuir, basta visitar uma das 320 lojas CTT aderentes ao projeto e apadrinhar a plantação de uma árvore com o custo de 3 euros, valor que será usado para limpar e plantar árvores.

Não existe limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas, o que significa que pode contribuir para inúmeras plantações.

Por cada uma das doações dos portugueses, uma árvore será depois plantada pela Quercus em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal, mais especificamente no Gerês, o Tejo Internacional e as Serras de Montemuro, Alvão, Marão, Caramulo ou Estrela. As madrinhas e os padrinhos vão também receber um convite para participarem na plantação como voluntários.

No momento da compra, é entregue um kit ao comprador, composto por uma pequena árvore de cartão reciclado e um código. O código serve para registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2017, identificar a espécie e o local de plantação, bem como para consultar a evolução durante 5 anos do bosque onde foi instalada.

De acordo com a informação disponível no site oficial da campanha, em 2016, ‘Uma Árvore pela Floresta’ espera plantar mais de 10 mil árvores para que os nossos bosques voltem a ser verdes e repletos da vida.

Nas últimas duas edições foram plantadas quase 7 mil árvores de espécies autóctones em Portugal. Ou seja, foram plantadas árvores mais resistentes à propagação dos incêndios e mais aptas a amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos.