Saúde & bem-estar

Hidratação e cuidados com o sol são essenciais na terceira idade

Em época de verão as temperaturas altas são responsáveis pela procura dos serviços de urgência por parte de muitos idosos. A hidratação e os cuidados com o sol são, também por isso, essenciais na terceira idade.

O aviso é do Núcleo de Estudos de Geriatria (GERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. “Com o tempo seco e quente podem exacerbar-se, ou ficarem fora de controlo várias doenças crónicas dos idosos, como diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), hipertensão arterial e a insuficiência cardíaca”, explicou em comunicado João Gorjão Clara, coordenador do GERMI.

Em resposta ao calor, antes de sair de casa, os idosos devem vestir uma roupa clara para evitar a absorção dos raios solares, utilizar sapatos confortáveis e arejados com meias de algodão para prevenir o humedecimento excessivo dos pés. Proteger a cabeça da exposição direta aos raios solares, utilizando um chapéu de abas largas e óculos com lentes escurecidas também é recomendado.

Nas partes do corpo que não se encontram protegidas pela roupa utilize protetor solar (fator elevado) para prevenir queimaduras solares, especialmente na cara em redor do nariz e das orelhas, onde a pele é mais sensível.

A exposição direta ao sol nas horas de maior calor (das 11h00 às 16h00) deve ser evitada e os banhos ou duches devem ser tomados com água morna para diminuir a temperatura do corpo. Na rua, o ideal é caminhar pela sombra e fazer várias pausas em locais frescos (climatizados) para não desidratar.

É também fundamental evitar permanecer de pé durante muito tempo sem caminhar e elevar as pernas ao sentar para evitar que fiquem inchadas.

A insolação ou golpe de calor é uma situação grave que pode causar morte e tem os seguintes sintomas: febre alta, pele vermelha e sem suor, pulso rápido, dores de cabeça, tonturas, confusão e perda de consciência.

No caso de o idoso se sentir mal com o calor, deverá procurar um lugar fresco e pedir ajuda médica através do 112.

Já o esgotamento devido ao calor surge quando há uma perda excessiva de água através da transpiração. Esta situação provoca sensação de sede, cansaço, cãibras, náuseas, vómitos, dores de cabeça e desmaio, frequentemente provocado por tensão arterial baixa.

Quer no caso de insolação, quer no de esgotamento, mesmo pedindo ajuda médica, deve colocar-se a pessoa num local ventilado e fresco, refrescá-la com panos húmidos ou salpicos de água fria, elevar as pernas e, em caso de desmaio, tentar despertá-la.

É muito importante o reforço da hidratação antes, durante e depois do contacto com o calor, porque o sistema principal de arrefecimento é a evaporação de suor, o que implica uma grande perda de água que se não for devidamente reposta, leva à desidratação com potenciais complicações para a saúde.

O coordenador do GERMI recomenda a todos os idosos que nesta altura do ano “privilegiem as bebidas naturais (água e sumos), as verduras, os alimentos frescos (carne, ovos e peixe). Devem ser evitados os alimentos não conservados no frio, não frescos, não preparados na altura e as bebidas alcoólicas”.

Caso escolham esta altura do ano para viajar, é recomendado que “procurem percursos à sombra, de manhã cedo ou ao fim do dia”.