Saúde & bem-estar

Portugal entre países com novos casos de dengue, alerta ONU

Portugal está entre os países mencionados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao diagnóstico recente de casos de dengue. A agência alertou esta quinta-feira, dia 3, que mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos de doenças transmitidas por insetos e o número de pessoas infectadas supera mil milhões.

A China e os Estados Unidos também foram citados entre as 100 nações onde a doença foi detetada nas últimas duas décadas, e o Brasil está entre os países com mais 2,5 mil milhões de pessoas sob risco de contrair a doença.

A OMS destaca que nas últimas duas décadas, muitas doenças transmitidas por insectos voltaram a surgir e espalharam-se pelo mundo inteiro.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril, a OMS pede aos países renovem o compromisso de aumento do controlo de insectos, melhorem o acesso à água potável, ao saneamento básico e aos serviços de higiene.

De acordo com a agência, mais da metade da população global corre o risco de contrair malária, dengue, leishmaniose, doença de lyme, bilharziose e febre-amarela. Entre os vectores estão mosquitos, moscas, carrapatos e caracois.

“Pequena picada, grande ameaça” é o nome da campanha anunciada pela agência para chamar a atenção para o aumento da ameaça daquele tipo de doenças. Apontando que estas podem ser totalmente evitadas, o relatório destaca os passos e as medidas que governos, comunidades e famílias podem adoptar como forma de proteção.

Para a directora-geral da OMS, Margaret Chan, uma agenda global que dê prioridade ao controlo de insectos pode salvar muitas vidas e evitar muito sofrimento, acrescentando que medidas simples e baratas como mosquiteiros com insecticida, já salvaram milhares de pessoas.

A população pobre é a mais afectada pelas doenças transmitidas por insectos, principalmente os que não têm acesso adequado a casa, água potável e saneamento básico. As pessoas desnutridas são as mais vulneráveis.

A bilharziose, transmitida pelo caracol, é a doença mais diagnosticada ao atingir 240 milhões de pessoas no mundo inteiro.

dengue