Cultura

OneRepublic pela primeira vez em Portugal

Os OneRepublic já têm passagem confirmada por Lisboa, com um concerto único dia 21 de novembro, no Meo Arena. Os bilhetes para o concerto dos criadores do hit esmagador “Apolagize”, que liderou o top 50 da Billboard Hot 100’s All-Time Top Songs list, estarão disponíveis para compra a partir de sexta-feira, dia 25.

Durante criação do terceiro álbum, os OneRepublic viajaram para Paris, Grécia, Londres, Nova Iorque e Vancoucer para escrever, gravar e mergulhar num processo cujo objetivo foi elevar e expandir a sonoridade da própria banda, já por si arrasadora. Passaram também pelos Patriot Studios em Denver, que pertencem a Ryan Tedder (vencedor de um Grammy), o vocalista/compositor/teclista da própria banda, onde redefiniram a sua abordagem ao ritmo e infundiram o seu poderoso hibrido de rock-pop com elementos de música eletrónica, gospel, blues e folk. O resultado é “Native”, o arrojado sucessor de “Waking Up” de 2009, que oferece a quem o ouve uma onda de rock à escala de estádios dirigida por ferozes beats, que consegue soar etéreo e intimo. Também escrito pelo vocalista Ryan Tedder durante a passagem pela Europa, o novo single “Love Runs Out”, composto durante as paragens em Praga, Berlim, Amsterdão e Paris, eleva o processo de escrita na estrada a um novo nível. “Love Runs Out” surge numa nova e re-embalada versão de “Native”.

Nascido e criado em Tulsa, Oklahoma, Tedder cresceu a cantar na igreja e conta com o country e o gospel como as principais influências no seu estilo vocal. Apesar de trazer aos espetáculos dos OneRepublic vocalizações dinâmicas e destemidas ao longo dos anos, Tedder sempre conteve esse talento durante as gravações. “Sempre contive ligeiramente a minha voz nos álbuns, talvez por temer dar um passo maior que a perna e parecer exibicionista”, confessou o cantor. “Com este disco, senti que já era altura de canalizar esse som ao vivo nas gravações e cantar num estilo mais gospel que progride ao longo das canções”, acrescentou

Para o OneRepublic a inovação é essencial, segundo Tedder a banda aspirou a fazer o álbum “Native” “um disco muito moderno, uma ilustração das vivências de 2013”. “É bastante importante para nós que cada álbum seja uma evolução, onde fazemos estes movimentos laterais enormes no nosso som e a partir daqui escrevermos grandes canções. É definitivamente um processo complicado, mas é mesmo a única forma de trabalhar para nós”, referiu.

Ouça o single “Love Runs Out”.