Cultura

Cinema: Estreias de 8 de Fevereiro

As Cinquenta Sombras Livre
Sinopse: Recém-casados e convencidos de que deixaram para trás os aspetos mais sombrios do passado, Christian e Anastasia assumem uma ligação inseparável e partilham uma vida de luxo. Mas assim que ela assume o papel de Sra. Grey e ele consegue alguma estabilidade, logo surgem novas ameaças que podem comprometer o final feliz antes deste sequer começar.

Atores: Dakota Johnson, Jamie Dornan, Kim Basinger, Eric Johnson, Arielle Kebbel, Brant Daugherty, Fay Masterson, Max Martini, Luke Grimes, Rita Ora, Tyler Hoechlin, Marcia Gay Harden, Dylan Neal, Andrew Airlie, Gary Hudson, Jaclyn Jonet, Ashleigh LaThrop, Guillaume Campanacci, Ben Corns

Realizador: James Foley

Veja o trailer:

Abelha Maia: Os Jogos do Mel
Sinopse: “Abelha Maia 2 – Os Jogos do Mel” começa com a Abelha Maia muito entusiasmada, mas a causar uma situação embaraçosa à Imperatriz de Buzztropolis. Por causa deste descuido, Maia terá de se desculpar juntando-se a um grupo de insetos inadaptados e competir nos Jogos do Mel. Mas a responsabilidade desta equipa é enorme. Se perderem os jogos, a imperatriz ficará com todo o mel que a colmeia conseguiu reunir no verão. Maia terá de se aventurar, conhecer novos amigos e enfrentar difíceis oponentes. Apesar de parecer uma missão impossível, Maia conta com a sua coragem, determinação e entusiamo, assim como com Willi, com as formigas desajeitadas Arnie e Barney e com o seu conselheiro de sempre, o gafanhoto Flip.

Vozes: Richard Roxburgh, Coco Jack Gillies, Justine Clarke, Linda Ngo, Benson Jack Anthony

Realizadores: Noel Cleary, Alexs Stadermann

Veja o trailer:

Amor, Amor
Sinopse: Marta e Jorge namoram há sete anos. Todos pensam que vivem um amor perfeito. Demasiado perfeito, para desespero de todos: de Bruno, muito mais novo que Marta, mas loucamente apaixonado por ela; de Lígia, irmã de Bruno e melhor amiga de Marta, que adoraria ver o irmão feliz; de Carlos, amigo de Jorge, que mantendo um namoro superficial com Lígia, ama secretamente Marta; e de Jorge ele próprio, convencido de que o amor e casamento o farão perder a sua liberdade. “Amor, Amor” é a história destes amigos que, entre a madrugada de 31 de Dezembro e a madrugada de 1 de Janeiro, vivem todos os ziguezagues do amor. Há quem se descubra a si mesmo. Há quem encontre o amor verdadeiro. E há quem conheça o limite da liberdade. O fim de ano pode mudar tudo, mas não exactamente onde e como se espera.

Atores: Ana Moreira, Eduardo Frazão, Jaime Freitas, Joana de Verona, Margarida Vila-Nova, Nuno Casanovas

Realizador: Jorge Cramez

Veja o trailer:

As Estrelas Não Morrem em Liverpool
Sinopse: Baseado na autobiografia de Peter Turner, “As Estrelas Não Morrem em Liverpool”, conta a história da alegre e apaixonada relação entre Turner e Gloria Grahame uma excêntrica atriz outrora vencedora de um Óscar, mas já afastada da ribalta, que tenta relançar a carreira nos palcos de Liverpool. O que começa como um vibrante caso amoroso entre uma lendária mulher fatal do grande ecrã e um jovem ator, depressa se torna em algo mais profundo, com Turner a tornar-se na única pessoa em quem Gloria pode confiar. A paixão e sede de viver de ambos serão, contudo, postas à prova por acontecimentos que não conseguem controlar.

Atores: Annette Bening, Jamie Bell, Julie Walters, Vanessa Redgrave, Stephen Graham, Kenneth Cranham, Leanne Best, Frances Barber, James Bloor, Tom Brittney, Peter Turner, Isabella Laughland, Suzanne Bertish, Joey Batey, Jay Villiers, Michael Billington, Tim Ahern, David Decio, Luana Di Pasquale, Rick Bacon

Realizador: Paul McGuigan

Veja o trailer:

Beuys
Sinopse: Documentário sobre o escultor e artista performativo alemão, Joseph Beuys. A partir de imagens de arquivo inéditas, Andres Veiel cria um retrato íntimo de Beuys que, tal como o próprio artista, abre espaço para muitas questões. Trinta anos após a sua morte, Beuys parece ser ainda um visionário à frente do seu tempo. O realizador apresenta o ser humano, a sua obra e as suas ideias, com o conceito expandido de arte que colocou em prática a lançá-lo num contexto de debates sociais que ainda hoje são relevantes.

Com: Joseph Beuys

Realizador: Andres Veiel

Veja o trailer:

Bilal: A Lenda
Sinopse: Há mil anos atrás, um rapaz que sonhava tornar-se um grande guerreiro é raptado juntamente com a irmã e ambos são levados para uma terra longínqua. Atirado para um mundo onde imperam a ganância e a injustiça, Bilal encontra a coragem para fazer ouvir a sua voz e provocar a mudança. Inspirado em acontecimentos verídicos, esta é a história dum verdadeiro herói que conquistou o seu lugar na História.

Vozes: Adewale Akinnuoye-Agbaje, Cynthia Kaye McWilliams, Michael Gross, Ian McShane, China Anne McClain, Jacob Latimore, Thomas Ian Nicholas, Jon Curry, Mick Wingert, Fred Tatasciore

Realizador: Khurram Alavi

Veja o trailer:

Olhares, Lugares
Sinopse: Um documentário de Agnès Varda e JR, duas pessoas que partilham a paixão pelas imagens, por questioná-las e pelos locais e formas de as mostrar e partilhar. Agnes escolheu o cinema. JR escolheu as galerias de fotos ao ar livre. Quando os dois se encontraram em 2015, quiseram imediatamente trabalhar juntos, rodar um filme em França, longe das cidades, viajando com o caminhão fotográfico (e mágico) de JR. Foram falar com outras pessoas, ouviram-nas, fotografaram-nas e, às vezes, postaram. O filme conta também a história da sua amizade que cresceu durante a filmagem, entre surpresas e provocações, rindo das suas diferenças.

Realizadores: Agnès Varda, JR

Veja o trailer:

Todo o Dinheiro do Mundo
Sinopse: John Paul Getty III, um adolescente de 16 anos e neto do magnata do petróleo JP Getty é raptado. Ao perceber que os raptores exigem uma quantia exorbitante, a sua mãe, Gail, dirige-se ao sogro em busca de ajuda, mas Getty recusa-se a pagar o resgate… Com a vida do filho em jogo e numa corrida contra o tempo, Gail faz tudo para convencê-lo.

Atores: Mark Wahlberg, Christopher Plummer, Michelle Williams, Charlie Plummer, Charlie Shotwell, Timothy Hutton, Olivia Grant, Marco Leonardi, Romain Duris, Andrea Piedimonte, Roy McCrerey, Charlotte Beckett, Giulio Base, Andrew Buchan

Realizador: Ridley Scott

Veja o trailer: