Saúde & bem-estar

Quer queimar calorias? Tome um banho quente

As conclusões são de um estudo da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, que afirma que o aquecimento passivo resultante da imersão em água quente queima tantas calorias como 30 minutos de caminhada, além de ajudar a controlar o açúcar no sangue.

“Uma das coisas que monitorizámos foi o gasto de energia do corpo dos participantes, enquanto estavam numa banheira a 40 graus, e comprovámos que ele aumentou 80 por cento pelo simples facto de estarem sentados na água quente por uma hora”, explicou o investigador Steve Faulkner, responsável pelo estudo.

Sim, é certo que a pedalar durante uma hora se consegue um gasto calórico mais significativo: 630 calorias, contra um total de 140 calorias queimadas no banho. Ainda assim, esse valor é equivalente ao que gastaríamos numa caminhada de 30 minutos, pelo que continuam a ser muito boas notícias.

“Também a percentagem de açúcar no sangue de quem tomou banho era cerca de dez por cento mais baixa em comparação com a dos participantes que pedalaram uma hora na bicicleta ergonómica”, acrescentou Faulkner, considerando que o aquecimento passivo repetido “pode contribuir para reduzir a inflamação crónica, muitas vezes presente em doenças de longo prazo, como a diabetes tipo 2”.

O cientista recomenda na mesma fazer-se semanalmente 150 minutos de exercícios de intensidade moderada, a par de uma dieta saudável e descanso suficiente. Porém, espera que os resultados do seu estudo possam ajudar todos aqueles que tenham dificuldade a exercitar-se ou a controlar os seus índices glicémicos.