Saúde & bem-estar

Caminhar 25 minutos por dia ajuda a evitar a demência

Bastam apenas 25 minutos diários de caminhada para evitar os efeitos da demência, revela um novo estudo.

Investigadores canadianos vigiaram um grupo de 38 adultos com disfunção cognitiva vascular, a segunda causa mais comum de demência, após a doença de Alzheimer, e descobriram que os que que fizeram alguns passeios rápidos por semana – três horas ao todo – registaram uma melhoria na função cerebral.

De acordo com a equipa canadiana, que apresentou o estudo num artigo no ‘British Journal of Sports Medicine’, ao fim de seis meses de caminhadas, há melhorias no reflexo e outros sinais da função cerebral. A equipa concluiu também que caminhadas rápidas regulares poderiam reduzir o risco de desenvolver problemas cognitivos vasculares.

O cérebro é um órgão altamente metabólico e, para o manter saudável, é necessário um bom fluxo de sangue para entregar os nutrientes necessários e oxigénio para seus tecidos.

O exercício aeróbico pode também beneficiar o cérebro, aumentando os factores que promovem o crescimento celular.

“Está bem estabelecido que o exercício aeróbico regular melhora a saúde cardiovascular e cerebrovascular”, disse a autora principal do estudo, Teresa Liu-Ambrose, investigadora do Laboratório de Envelhecimento, Mobilidade e Neurociência Cognitiva da Universidade de British Columbia, em Vancouver, no Canadá.

“Em geral, o exercício parece ser uma estratégia promissora para promover a saúde cognitiva em adultos mais velhos”, disse Liu-Ambrose.

“Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender melhor como ela traz seus benefícios e quais fatores podem afetar o grau de benefício observado, há uma consequência negativa mínima do exercício”, disse ela.

Liu-Ambrose e restante equipa colocaram aleatoriamente 38 idosos com disfunção cognitiva vascular leve em um de dois grupos. Um grupo seguiu um programa de treino aeróbico de três aulas de uma hora de caminhada por semana durante seis meses, enquanto o outro grupo continuou com os seus cuidados habituais.

As pessoas no grupo de treino aeróbico registaram melhorias significativas nos seus tempos de reação nos testes cognitivos, e mostraram mudanças na sua actividade cerebral, que as tornou mais parecidas com cérebros saudáveis. O outro grupo não apresentou alterações.

Liu-Ambrose diz que não sabe se o exercício pode realmente impedir a disfunção cognitiva vascular, porque não há estudos para o determinar.

“No entanto, estudos de base populacional sugerem que a actividade física reduz o risco de desenvolvimento de disfunção cognitiva vascular. Além disso, como mencionado atrás, o exercício aeróbico é muito eficaz na redução dos factores de risco vasculares associados com a disfunção cognitiva vascular, como a pressão arterial elevada”, disse.

“Dado o pequeno tamanho da amostra, é preciso ser cauteloso quanto à interpretação dos resultados deste estudo piloto”, adiantou Joe Verghese, diretor do Centro Montefiore Einstein para o Cérebro de Envelhecimento no Centro Médico Montefiore, em Nova Iorque.

“No entanto, é encorajador ver que este programa de exercícios aeróbicos de seis meses melhorou certos aspetos da cognição e mostrou mudanças na imagem cerebral funcional”.