Saúde & bem-estar

Gastar dinheiro para poupar tempo dá felicidade

Pagar para ganhar mais tempo livre aumenta a sensação de felicidade, segundo um novo estudo que mostrou que os indivíduos se sentiam mais felizes quando gastavam dinheiro para ter mais tempo à disposição – como pagar a alguém para realizar tarefas domésticas – em vez de gastar dinheiro em bens materiais.

Os psicólogos explicam que o stress devido à falta de tempo reduz o bem-estar e contribui para a ansiedade e a insónia. Ainda assim, até as pessoas mais ricas em países como os EUA, Canadá e Holanda são relutantes em pagar a outras pessoas para fazer trabalhos que não gostam de fazer.

“Numa série de questionários, descobrimos que as pessoas que gastam dinheiro para comprar mais tempo livre são mais felizes, ou seja, sentem-se mais satisfeitas”, disse Elizabeth Dunn, professora de psicologia da Universidade de British Columbia, no Canadá.

O aumento da renda em vários países provocou um novo fenómeno. Da Alemanha aos Estados Unidos, as pessoas relatam a constante falta de tempo e consequente stress por realizar tarefas diárias num determinado prazo.

No estudo, que envolveu especialistas de três países, 6271 adultos dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Holanda, incluindo 818 milionários, responderam uma questionário sobre quanto dinheiro é que gastam para “comprar” tempo.

Os cientistas descobriram que menos de um terço dos indivíduos gastava dinheiro com esse propósito a cada mês – e os que o faziam relatavam maior satisfação com a vida do que os restantes.

Depois, 60 trabalhadores adultos de Vancouver, no Canadá, participaram numa experiência de duas semanas. Na primeira, os participantes puderam usar 40 dólares para comprar algo que lhes salvaria tempo.

Os voluntários usaram o dinheiro para ter o lanche entregue no trabalho ou pagar um serviço de limpeza. No final de semana seguinte, puderam gastar a mesma quantia em bens materiais, como vinho, roupas e livros.

O estudo, publicado no ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’, descobriu que poupar tempo trazia mais felicidade por reduzir o stress.

“O dinheiro pode realmente comprar tempo. E comprar tempo de forma bem eficiente”, disse Dunn, que trabalhou com colegas da Harvard Business School e da Universidade de Maastricht.