Atualidade

​Paco Bandeira destrói 50 mil discos devido a downloads ilegais

O cantor, de 72 anos, gravou um vídeo de protesto contra os downloads ilegais, as estações de rádio e as Finanças. Nas imagens divulgadas, filmadas em Sintra, é possível vê-lo aos comandos de um cilindro compressor a destruir 50 mil discos.

A atitude de Paco Bandeira está tornar-se viral na internet, tendo este feito algumas declarações na gravação, que tem também a narração de Guilherme Leite.

O intérprete de famosos temas como “Ó Elvas” ou “Ternura dos 40” afirmou que “isto é o resultado da internet, da reprografia pirata. É o que os outros fazem à música. Isto é o resultado do reflexo que a música tem em Portugal e, então, temos que acabar com ela assim, porque agora toda a gente tira da internet, faz cópias piratas”.

Foi desta forma que demonstrou a sua revolta com a era tecnológica, que veio assim afetar o trabalho dos músicos. “Um dia destes explico-vos melhor. Estamos a passar a música portuguesa a cilindro, que é na maior parte dos casos aquilo que, se calhar, muitas estações de rádio que nós pagamos fazem: é passar a música a cilindro”, desabafou o cantor.

No vídeo é explicado que Paco Bandeira quis oferecer os discos a países africanos de língua portuguesa, mas “como primeiro obstáculo encontrou a ‘amiga’ Finanças que lhe queria cobrar valores astronómicos”, ainda que não houvesse nenhum dinheiro envolvido nessa oferta. Veja o vídeo:

Foto: Reprodução