Saúde & bem-estar

Saiba como a alimentação ajuda as mulheres na gravidez e menopausa

A gravidez e a menopausa são dois dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher. O primeiro dá início a uma das fases mais graciosas e plenas, enquanto o segundo marca o fechar de um ciclo e o começo de uma nova forma de estar.

Tanto a gravidez e a menopausa têm consequências no corpo e na saúde da mulher, mas a boa alimentação pode ajudar a evitar males maiores.

Por isso, as mulheres devem privilegiar uma dieta equilibrada e variada onde poderão encontrar todos os nutrientes necessários para uma vida saudável. E tal passa por dar preferência às hortaliças, frutas, verduras, frutos vermelhos, frutos secos, sementes, carnes brancas, ovos, peixe e azeite.

Quando quer engravidar, a mulher deve privilegiar alimentos que contenham uma grande quantidade de ómega 3 tais como a sardinha, a cavala, o chicharro, entre outros.

O consumo deste nutriente é também importante durante a gestação, pois a falta desta substância, muitas vezes causa a famosa depressão pós-parto uma vez que o cérebro necessita desta substância para funcionar corretamente e a formação do feto vai utilizar grande parte do ómega 3 armazenado no cérebro da mãe.

Mas é necessário ter cuidado com os peixes grandes e de águas profundas uma vez que muitas vezes estão contaminados por metais pesados. Por isso devem ser evitados todos os peixes de aquacultura.

Quanto à menopausa, deve-se privilegiar alimentos ricos em estrogénios naturais, tais como a soja, sementes de linhaça, feijão, grão-de-bico, aipo, salsa, beterraba, aveia, entre outros.

Estes alimentos ajudarão a diminuir os afrontamentos e outros sintomas da menopausa bem como a atenuar a perda de massa óssea característica desta fase.