Saúde & bem-estar

Cozinhar a temperaturas elevadas aumenta doenças cardiovasculares

Já se sabia que a carne cozinhada a alta temperatura aumenta o risco de cancro. Agora um novo estudo, publicado no jornal Nutrition e citado pela CNN, vem mostrar que qualquer tipo de alimento preparado a temperaturas elevadas está associado ao aparecimento de doenças cardiovasculares.

O estudo especifica que o hábito de cozinhar com temperaturas acima dos 150º C altera a sua estrutura química e pode criar compostos químicos tóxicos que fomentam o risco de doenças cardíacas.

“Quando os alimentos são aquecidos até altas temperaturas, são criados novos compostos e alguns deles são prejudiciais à saúde”, afirmou Raj Bhopal, professor de saúde pública na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.

De se salientar que não estamos só a falar dos fritos. “Não tem nada a ver com a fritar os alimentos, mas sim com o processo de cozedura, com a temperatura”, acrescentou.

Daí os especialistas considerarem que esta é a razão principal pela qual a população do sul da Ásia, que cozinha em óleos muito quentes, tenha maiores taxas de doenças cardíacas.

No estudo concluíram ainda que os paquistaneses têm maior probabilidade de sofrer AVC’s, por usarem uma elevada quantidade de gorduras ‘trans’ na confeção e sujeitarem os alimentos a uma fritura mais longa, e os chineses têm menor probabilidade.