Atualidade

Prepare-se para o frio entre hoje e sábado

Não é influência da vaga de frio que está a assolar a Europa e que já provocou mais de 90 mortes. Mas as temperaturas são mais baixas do que as que se costumam registar nesta altura do ano em Portugal.

O país está a ser afetado pela passagem de uma frente fria, que deixará os termómetros nos valores baixos entre esta quinta-feira e sábado, dia 14 de janeiro.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão descer entre 03 a 07 graus Celsius até ao início da semana.

Hoje, quinta-feira, está prevista chuva fraca a partir do meio da manhã nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, queda de neve acima dos 1400 metros para o final do dia na Serra da Estrela, serra de Montesinho e Montalegre e uma intensificação do vento nas terras altas.

Na noite de quinta para sexta a mínima será entre 3 a 4 graus.

Amanhã, sexta-feira, está prevista precipitação no extremo norte do território, que poderá ser de neve acima dos 800 metros até ao final da manhã. Depois o anticiclone vai ficar localizado a noroeste da Galiza e ficará pelo menos até dia 16 (segunda-feira).

Na noite de sexta para sábado, a mínima volta a descer mais 02 a 03 graus. Segundo o IPMA, a partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.

O interior norte e centro será o mais frio: Guarda e Bragança irão registar temperaturas mínimas abaixo de zero, nomeadamente 2 graus negativos.

As temperaturas vão descer gradualmente até sábado, dia em que se irão manter assim baixas.