Atualidade

Cuba decreta 9 dias de luto por Fidel Castro e Miami festeja

O mundo recebeu a notícia há pouco tempo. Fidel Castro morreu na noite de 25 de novembro. O anúncio foi feito pelo irmão e seu sucessor no poder, Raúl Castro.

Horas depois já se sabem mais pormenores das cerimónias fúnebres. O funeral será a 4 de dezembro em Santiago de Cuba, tendo sido decretado um luto de nove dias em Cuba. O corpo será cremado este sábado, dia 26, e as cinzas percorrerão o país durante quatro dias.

Miami vive o luto de outra forma. Brindes com champanhe, gritos de ‘Cuba Livre’, bandeiras cubanas e até fogo de artifício. Foi assim que os exilados cubanos receberam a notícia da morte do ex-líder no café Versailles – cenário de antigos protestos contra o regime de Castro -, obrigando ao encerramento da rua 8, a principal da batizada Pequena Havana.

“Estou a derramar lágrimas esta noite, mas lágrimas de alegria”, disse à CNN Armando Salguero, colunista do Miami Herald. “O inferno tem um lugar especial para Fidel Castro e existe uma vaga a menos no inferno esta noite”, continuou.

Esta reação não foi a única em Miami. Milhares de cubanos exilados celebraram a morte do ex-presidente naquela cidade norte-americana. Esperam que agora o seu país natal abrace a democracia.

“É triste que alguém se alegre com a morte de uma pessoa, mas é que essa pessoa nunca deveria ter nascido”, disse Pablo Arencibia, de 67 anos, que deixou a ilha há 20.

Ramón Saúl Sánchez, líder do grupo de exilados Movimiento Democracia, descreveu Fidel como um “tirano”.

“Não está… Foi-se… Conseguimos sobreviver a Fidel Castro”, escreveu Yoani Sánchez no Twitter, opositora do antigo líder cubano.

Veja alguns dos vídeos dos festejos, já partilhados no Twitter: