Saúde & bem-estar

Cientistas desenvolvem teste de VIH por USB com resultados mais rápidos

O estudo foi divulgado pelo próprio Imperial College London na sua página da internet, no final da semana passada.

Trata-se de um novo tipo de teste de VIH que pode ser conectado a um computador via USB e que promete resultados mais rápidos.

De acordo com os investigadores daquela universidade de Londres, o dispositivo é capaz de detetar a presença do vírus numa gota de sangue (como acontece no método de ‘picar o dedo’, que os pacientes com diabetes fazem em casa para controlar os níveis de açúcar no sangue) e gerar um sinal que pode ser lido graças à conexão.

Ou seja, um teste quase em instantâneo, pois o resultado fica disponível em cerca de 30 a 60 minutos.

pen-usb-resultado-teste-sida-vih-mais-rapido

Segundo salienta Graham Cooke, um dos autores do estudo, a monitorização da carga viral é crucial para o sucesso do tratamento do VIH.

Os atuais tratamentos envolvem potentes drogas antirretrovirais, que reduzem a quantidade de vírus nas células sanguíneas. São eficazes, embora os pacientes precisem de exames de sangue regulares para verificar a medição da carga viral. Caso o paciente se torne imune ao medicamento, o aumento na quantidade de VIH no sangue será notável.

E é isso que o exame pretende detetar: a quantidade de vírus na corrente sanguínea. O dispositivo USB ainda está em fase de testes e ainda não se sabe se ou quando chega ao mercado.

Em Portugal o resultado de um teste ao VIH em laboratório demora cerca de uma semana a ser disponibilizado, dependendo do laboratório. Nos Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH (CAD) é utilizado um teste rápido, feito no momento e cujo resultado fica disponível em cerca de 30 a 60 minutos.

Foto da pen: Site do Imperial College London