Atualidade

Messi condenado a 21 meses de prisão por fuga ao fisco

Lionel Messi foi hoje condenado a 21 meses de prisão por fraude fiscal. O pai do futebolista também vai ter de cumprir a mesma pena.

A notícia foi avançada por meios de comunicação da Catalunha. O craque do Barcelona e o pai Jorge Horacio estavam acusados de defraudar em 4,1 milhões de euros o estado espanhol, através de uma estrutura de empresas cujas sedes estavam em paraísos fiscais. Essa estrutura fez com que os dois não pagassem em Espanha os impostos sobre os lucros com os direitos de imagem de Messi, entre 2007 e 2009.

A sentença já foi comunicada pela Procuradoria de Barcelona aos dois arguidos. De acordo com a lei, por ser uma pena inferior a dois anos, a prisão não será efetiva mas sim suspensa. Também o facto de Messi e Jorge Horacio não terem antecedentes criminais ajudou à determinação da pena suspensa.

Em junho, durante o julgamento, a Procuradoria de Barcelona tinha admitido não haver provas contra o jogador argentino, mas sim contra o pai deste, motivo pelo qual pediu que Jorge Horacio cumprisse ano e meio de prisão.