Atualidade

Facebook negou acusação de manipulação dos tópicos populares

O site de tecnologia “Gizmodo” realizou uma reportagem cujas conclusões asseguram que há manipulação na lista de tópicos populares (‘trending news’) do Facebook. Essa rede social reagiu às acusações esta terça-feira, dia 10, negando por completo essa situação.

“Analisámos essa informação com seriedade total e não encontrámos evidências de que as acusações anónimas sejam verdadeiras”, afirmou Tom Stocky, que é um dos principais responsáveis pela equipa do Facebook que gere os Trending Topics.

De acordo com um antigo editor dessa rede social, que pediu anonimato no trabalho levado a cabo pelo “Gizmodo”, as notícias “com interesse para os leitores conservadores eram sempre suprimidas” da lista de tendências, bem como as que diziam respeito ao próprio Facebook.

Essa foi uma acusação que provocou um sério debate nos órgãos de comunicação norte-americanos e na própria rede social que já tem mais de 1,6 mil milhões de usuários em todo o mundo.

O Facebook garantiu, depois, que não tem essa tendência anti conservadora, assegurando que a popularidade das notícias é determinada por um algoritmo e que, por isso, nunca é manipulada, apesar de ser auditada.