Saúde & bem-estar

Apanhar sol dá-lhe anos de vida

O sol e o calor estão a chegar e com eles todo um conjunto de hábitos próprios da estação. Saiba portanto que aproveitar a luz solar revelou-se, de tal forma benéfico, que dá, inclusivamente, anos de vida.

Um estudo sueco, realizado em conjunto entre o conceituado Hospital Universitário Karolinska e a Universidade de Lund, dá mais do que um motivo para as pessoas aproveitarem a exposição solar de forma moderada e protegida.
De acordo com a investigação, publicada no Journal of Internal Medicine, “a luz solar aumenta a esperança média de vida, uma vez tem um efeito direto na queda do risco de morte por doenças cardiovasculares… pelo menos nas mulheres”.

Depois de analisarem 29.518 participantes do sexo feminino, os investigadores notaram que as mulheres que evitaram o sol viveram menos anos do que aquelas que aproveitaram ao máximo os raios de luz.

Em média, quem não apanhou sol viveu entre 0,6 e 2,1 anos.

Embora ainda não saibam se em causa está o efeito benéfico da vitamina D, os investigadores suecos defendem, ainda, que a exposição solar – quando devidamente protegida – é ainda eficaz na redução do risco de morte por doenças não oncológicas, tendo-se verificado que as pessoas não fumadoras que fogem do sol correm um risco de morrer de forma idêntica e no mesmo espaço de tempo do que aquelas que fumam.

Tópicos: