Saúde & bem-estar

Os riscos de velas e produtos aromatizados em ambientes fechados

As velas perfumadas e os sprays aromatizados podem ser perigosos, quando usados em ambientes fechados, devido aos elementos químicos que proporcionam o seu perfume.

Estudos realizados no Reino Unidos sugerem que esses elementos químicos podem reagir com o ar e formar um coquetel potencialmente perigoso.

Os níveis de elementos químicos perfumados são regulamentados pelas empresas produtoras, mas ninguém mede a qualidade do ar dentro das casas quando se usa esses produtos

O professor do Centro Nacional de Ciência Atmosférica da Universidade de York Alastair Lewis tentou descobrir precisamente os riscos. Primeiro mediu os níveis de uma série de “elementos químicos orgânicos voláteis” em seis casas modernas e semelhantes na cidade de York (Inglaterra) durante cinco dias. O elemento químico que se destacou foi o limoneno, que geralmente é usado para produzir um aroma cítrico.

Em três das casas que usaram produtos de limpeza, os níveis de limoneno eram tão altos que Lewis teve de ajustar a sensibilidade dos monitores. No entanto, isto não é motivo para preocupação: o limoneno não representa uma grande ameaça à saúde. Mas, quando é borrifado dentro de uma casa, não permanece como limoneno durante muito tempo.

Lewis analisou como o limoneno reagia e descobriu que, quando o elemento é exposto ao ozónio (presente no ar à nossa volta), cada duas moléculas de limoneno podem produzir uma outra molécula de formaldeído.

E ter muito formol em casa é algo muito diferente. Desde a década de 1980 foram estabelecidas relações entre o formaldeído e o cancro e, desde 2011, está listado como um elemento conhecido como cancerígeno.

O formaldeído está presente em alguns móveis e é produzido na queima de cigarros. Mas, devido aos altos níveis de limoneno identificados em algumas das casas pesquisadas por Lewis, este quis medir também os níveis de formaldeído e descobriu que esses níveis têm relação com os de limoneno.

Por isso, o pesquisador aconselha a abrir portas e janelas, para arejar o ambiente.