Cultura

Festival Oito24 com 30 espetáculos em Espinho

Espinho será o palco, de sexta-feira a domingo (dia 24 a 26), do festival Oito24, que, em espaços públicos compreendidos entre a Rua 8 e a Avenida 24, propõe 30 iniciativas gratuitas na área da música, culinária, saúde, teatro e circo.

A terceira edição do evento conta com um cartaz eclético de expressões artísticas contemporâneas, da música ao teatro de rua, da performance ao cinema animado.

Mercado Municipal, piscinas, ruas, lojas, parques e jardins são alguns dos locais que acolhem as diferentes propostas do evento, sempre entre as 11h00 e as 24h00.

A companhia Circolando é uma das que está em destaque no cartaz, com várias iniciativas sob o tema “Água”, entre as quais a performance em que três igloos cobertos com sacos de água servem de cenário para contar “histórias construídas em torno do imaginário ligado ao elemento água e às alterações climáticas”.

As Marionetas de Mandrágora, por sua vez, protagonizam “Mãos de Sal”, que, com base no imaginário cultural das varinas de Espinho, recriará as lendas e tradições das gentes do mar.

Já ao Teatro da Didascália caberá apresentar “Guarda Mundos”, um espetáculo acrobático que conduz o espetador numa exploração dos “universos fantásticos do medo, do sonho e do desejo, através do jogo com peças de roupa, lençóis, peluches e cabides”.

As manifestações de novo circo ficarão depois a cargo de João Paulo Santos, acrobata do mastro chinês num espetáculo coreografado, e da companhia Atempo Circ, que irá cruzar a dança com a manipulação de objetos.

Quanto a concertos, estão previstas atuações pelos seguintes artistas: Banda às Riscas, Norberto Lobo, Banda do Mar, Momo, Throes + The Shine, Mr. Herbert Quain + João Pedro Fonseca, Ginger and the Ghosts e Orquestra Clássica de Espinho.

No jardim do Centro Multimeios será exibida uma produção do festival de cinema de animação Cinanima, inspirada na canção do brasileiro João Gilberto “O lobo lobo”, e o Mercado irá receber 13 iniciativas relacionadas sobretudo com culinária e saúde, entre as quais workshops de compras saudáveis, avaliações de composição corporal, contos infantis, conferências por nutricionistas e atividades pelos chefes Hernâni Ermida e Emídio Concha de Almeida.