Lifestyle

Cinco conselhos para quem tem medo de andar de avião

Nesta altura do ano, muitos portugueses estão a planear as suas férias. Alguns escolhem destinos fora de Portugal, mas deparam-se com um problema: medo de andar de avião.

Os estudos dizem que 25% das pessoas têm medo de andar de avião, mas há formas de ultrapassar este problema. O piloto Steve Allright que deu algumas dicas ao jornal “Mirror” para combater o medo.

Veja:

Respire com calma: É importante que se mantenha relaxado e respirar profundamente pode ajudá-lo a ficar mais calmo. Quando se sentir ansioso encha o peito com ar durante uns segundos e depois liberto o ar com uma longa expiração. O piloto aconselha ainda que se imagine a sair do avião para os braços dos seus amigos e familiares ou para um destino bonito, calmo e acolhedor.

Compreenda o avião: Lembre-se que o avião foi feito para voar e de que o ar é um ambiente seguro para o avião.

Dê pequenos passos: A distração é uma ótima forma de se alhear dos seus medos. Leve um livro ou um jogo para se distrair enquanto viaja.

Confie no piloto: Os pilotos passam por rigorosos processos de seleção e continuam a fazer testes em simuladores a cada seis meses. “Os pilotos são os profissionais mais bem treinados e testados à face da terra”, assegurou Allright.

Vença o medo da turbulência: O medo comum entre as pessoas que não gostam de andar de avião é mesmo a turbulência. O piloto explica que “há muitas e diferentes coisas que podem causar turbulência, mas todas elas são conhecidas e compreendidas pelos pilotos”. Por isso, pense na turbulência como numa lomba na estrada ou um buraco.