Saúde & bem-estar

Obesidade eleva em 40% o risco de cancro em mulheres

As mulheres que sofrem de obesidade correm risco 40% maior de desenvolver algum cancro relacionado ao peso em comparação com as mulheres saudáveis. Os principais tumores ligados ao excesso de peso são: intestino, mama pós-menopausa, vesícula biliar, útero, rim, pâncreas e de esófago. Este dados foram divulgados pela Cancer Research UK, uma ONG britânica que realiza pesquisas com o intuito de combater a doença.

De acordo com a organização, de cada 1 000 mulheres obesas, 274 serão diagnosticadas, durante a sua vida, com um cancro ligado ao sobrepeso. Quando comparadas a 1 000 mulheres de peso saudável, 194 desenvolverão os mesmos tipos de tumor. Esta pesquisa foi baseada em diversos estudos e dados oficiais sobre a incidência do cancro, obesidade e a relação entre eles na Grã-Bretanha.

Existem diferentes maneiras pelas quais a obesidade pode aumentar os riscos de cancro em mulheres. Uma das mais apontadas é a produção de hormonas pelas células adiposas, como o estrogénio. Acredita-se que esta hormona seja o combustível do desenvolvimento de alguns tipos de cancro, como mama e útero. Outra possibilidade é que o excesso de gordura cause múltiplos efeitos no metabolismo de outras células, podendo elevar o nível de radicais livres e danificar o ADN celular.

“Ajudar as pessoas a entender como elas podem reduzir os seus riscos de desenvolver cancro continua a ser crucial na luta contra a doença”, afirmou Julie Sharp, da Cancer Research UK. A especialista lembra que a probabilidade de uma pessoa ter um tumor é uma combinação de vários fatores, como genética, ambiente e envelhecimento. “Embora não possamos comandar alguns desses aspetos, é preciso agir sobre aqueles que controlamos, por exemplo não fumar, ter uma alimentação e peso saudáveis e beber moderadamente”, acrescentou.