Saúde & bem-estar

Excesso de peso eleva o risco de dez tipos de cancro

O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de dez entre os principais tipos de cancro, concluiu uma pesquisa realizada com mais de 5 milhões de pessoas em Inglaterra. De acordo com o estudo, entre as doenças que podem ser desencadeadas pelo excesso de peso, estão os tumores no útero, na vesícula e nos rins.

O trabalho, publicado na revista médica “The Lancet”, acompanhou durante sete anos 5,4 milhões de pessoas saudáveis com mais de 16 anos. Os cientistas mediram o risco de esses indivíduos desenvolverem, ao longo desse tempo, um dos 22 principais tipos de cancro, que correspondem a 90% de todos os tumores diagnosticados entre britânicos.

Considera-se com sobrepeso as pessoas com índice de massa corporal (IMC) maior do que 25 e com obesidade, maior do que 30. Segundo o estudo, cada cinco pontos a mais no IMC de um indivíduo aumenta o risco de cancro no útero em 62%; o de vesícula em 31%; o de rim em 25%; o de colo do útero em 10%; o de tireoide e o de leucemia 9%.

Além disso, a pesquisa encontrou uma relação entre um IMC elevado e maiores probabilidades de uma pessoa ter cancro de fígado (risco 19% maior); de cólon (10%); de ovário (9%); e de cancro da mama (5%). No entanto, esses riscos podem variar de acordo com alguns fatores, se a mulher já passou pela menopausa, por exemplo.

“O número de pessoas que estão obesas ou com sobrepeso está a aumentar rapidamente. O nosso estudo mostra que, se essa tendência continuar, poderemos ver um aumento de casos da doença como consequência”, diz Krishnan Bhaskaran, coordenador do estudo e pesquisador da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

perder_peso_balanca