Atualidade

Divulgados nomes da lista VIP do fisco

Depois da revista “Visão” ter divulgado excertos da intervenção tida a 20 de Janeiro pelo chefe dos serviços de auditoria da Autoridade Tributária (AT) em que este se refere a um “pacote VIP” de contribuintes, agora são divulgados nomes que fazem parte dessa lista.

A lista existe desde 2008, com o conhecimento de diversos governantes, e nela constam os nomes de Paulo Portas, Cavaco Silva, José Sócrates, Manuela Ferreira Leite, Ricardo Salgado, Cristiano Ronaldo ou José Mourinho, segunda a imprensa nacional.

Recorde-se que foi graças ao cadastro fiscal de Passos Coelho que a lista VIP de contribuintes se tornou mediática e está a causar polvorosa.

O acesso ao IRS destas personalidades já havia motivado processos disciplinares a trabalhadores do Fisco. O acesso ao IRS do primeiro-ministro foi, de longe, o que mais processos motivou: 27. A lista VIP é o conjunto de nomes cujo acesso aos dados fiscais por parte de funcionários do Fisco gera um alerta nos serviços centrais da AT, sendo possível saber qual o funcionário que lhes acedeu e quando.

A existência da lista já levou ao despedimento de responsáveis da AT: o diretor-geral António Brigas Afonso e o sub-director-geral, José Maria Pires.