Atualidade

Morreu o dono da Nutella e Ferrero Rocher

Michele Ferrero, o homem mais rico de Itália e dono do império de chocolate Nutella, morreu neste sábado na sua casa em Monte Carlo, segundo dá conta um comunicado da companhia. Tinha 89 anos.

Responsável pela produção do creme de cacau e avelãs Nutella e dos bombons Ferrero Rocher, Mon Cherri e dos ovos Kinder, não venceu a luta que travava há já alguns anos contra uma doença não revelada, e que o obrigou a afastar-se da liderança do grupo Ferrero em 2011, que passou para o seu filho Giovanni.

Homem de poucas palavras que evitava as luzes da ribalta, Ferrero transformou uma pequena fábrica de chocolate com base em Piedmont numa gigante global. Apesar de lhe ser reconhecida uma mão de ferro quando se tratava de gerir o seu negócio, os funcionários da empresa consideravam Ferrero um homem generoso e amigo da comunidade local. Até há pouco tempo, viajava muitas vezes até Alba, cidade do nordeste de Itália onde se encontrava a sede da Ferrero, para provar e ajudar a desenvolver novos produtos.

A sua morte deverá acelerar o debate as possíveis alianças do grupo controlado pela família Ferrero, que tem continuado a crescer apesar de a Itália, onde é visto pelos analistas e banqueiros como a empresa privada mais valiosa de Itália.

Giovanni Ferrero, filho de Michele e presidente executivo do grupo, recusou em 2013 abordagens da empresa suíça Nestle e disse que a Ferrero não estava à venda.

Até há poucos anos, Ferrero viajava diariamente de helicóptero entre Monte Carlo e a sede da Ferrero, na pitoresca cidade de Alba (Nordeste de Itália), para provar e ajudar a desenvolver novos produtos.

A revista Forbes avalia a fortuna de Ferrero e da sua família em 23.400 milhões de dólares (20.500 milhões de euros).

Michele-Ferrero

Foto: Reprodução