Atualidade

Páscoa chega mais cedo a praia alemã

Foi na pequena ilha de Langeoog, situada no mar do Norte, na fronteira com a Holanda, que deram à costa milhares de ovos Kinder – ou Kinder Suprise – na passada quarta feira, 4 de Janeiro, depois da Tempestade Axel. O navio de carga dinamarquês que os transportava entre a China e Bremen, na Alemanha, perdeu cerca de 5 contentores como resultado da tempestade.

Os visitantes matinais da praia ficaram maravilhados quando encontram uma inesperada surpresa ao longo de vários quilómetros: uma praia repleta de amarelo, vermelho, roxo e azul, as cores do recipiente de plástico onde vem o brinquedo. Foi assim que começou a caça aos ovos, protagonizada por dezenas de turistas, crianças e adultos locais que visitavam a praia, que tiveram de se esforçar para entender o conteúdo das mensagens, escritas em cirílico.

Na quinta-feira, 5 de Janeiro, as autoridades locais anunciaram uma operação de limpeza, já que segundo o Presidente da Câmara, Uwe Garrels, tanto ovos como embalagens plásticas e figuras de Lego Star Wars continuavam a dar à costa. A maior parte dos invólucros continha personagens dos filmes ‘Frozen’ e ‘Minions’.

A Tempestade Axel atingiu a costa norte alemã na noite de quarta-feira e causou as piores inundações que a região viu em uma década, com velocidades de vento de mais de 123 Km/h e temperaturas de menos 20 graus Celsius. Cidades costeiras como Lübeck, Rostock, Kiel e Flensburg sofreram graves inundações, já que a água do Mar Báltico subiu cerca de 1,7 metros acima do seu nível habitual.

Para uma marca que já tem uma simbologia de culto e que já vendeu bilhões desde 1974, este foi um momento de marketing não planejado que será difícil de superar. Curiosamente, foi na semana passada que o criador do doce, William Salice, morreu aos 83 anos. A sua invenção derivou da necessidade de continuar a usar os moldes dos ovos da Páscoa o resto do ano.
Os ovos são banidos nos Estados Unidos, onde existe um mercado negro. A Alfândega norte americana considera-os “propícios a asfixia”.

Os ovos Kinder, produzidos pela companhia italiana Ferrero, são particularmente amados na Alemanha, onde existe uma palavra no dicionário para os descrever: Überraschungsei (o ovo surpresa). Mesmo sem o invólucro de chocolate a experiência foi doce e partilhada sobejamente nas redes sociais.

Viele kleine Helferlein säubern den Strand mit größtem Vergnügen. #langeoog

A photo posted by @karlasabineweber on

#überraschungsei auf #langeoog

A photo posted by @frankoniangirl on