Atualidade

Morreu a mãe de Freddie Mercury

A notícia foi avançada pelo presidente do clube internacional de fãs dos Queen no próprio dia da morte de Jer Buslara. Mas o mundo inteiro só soube através da publicação de Brian May, guitarrista do grupo, no Facebook.

“A mãe de Freddie, Jer Bulsara, faleceu há alguns dias [13/11/16], muito calma e pacificamente em seu sono. Ela tinha 94 anos. É o desejo da família que o funeral e subsequentes cerimónias permaneçam privados”, escreveu Brian, esta sexta-feira, publicando uma fotografia com a mãe e irmã de Freddie.

“Jer era uma mãe carinhosa e dedicada a Freddie e, como Freddie, sempre teve um forte brilho nos olhos. Embora ela também fosse dedicada ao seu marido Bomi e vivia na fé zoroastriana [doutrina de Zoroastres, profeta da antiga Pérsia] como um bom Parsee, ela tinha um espírito independente e um forte senso de humor”, adiantou o guitarrista.

A relação entre Brian May e Jer Buslara era de grande proximidade, antes e depois da morte de Freddie a 24 de novembro de 1991.

“Claro que eu a conhecia há mais de 50 anos e quando costumava ir a casa dos pais de Freddie em Feltham, a poucos metros de onde eu morava, nos nossos dias de estudante, Jer era uma mãe ocupada, cheia de vida e otimismo”, lembrou o colega.

Jer Buslara nasceu em Gujarat, na Índia, e emigrou com o seu marido, Bomi (falecido em 2003) para Zanzibar, na Tanzânia, onde deu à luz o músico.

“O Roger [Taylor, baterista dos Queen] e eu lembramo-nos de uma noite antes de um concerto em Londres, quando o Freddie nos disse: ‘A minha mãe está hoje entre o público. É melhor dizer mais alguns palavrões'”, revelou ainda Brian May.