Atualidade

Dia da libertação de Auschwitz foi há 70 anos

Esta terça-feira, dia 27, comemora-se o Dia de Memória do Holocausto, assinalando o dia da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, que aconteceu há 70 anos.

Auschwitz, que foi criado em 1940 a cerca de 60 quilómetros da cidade de Cracóvia, foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler, onde se estima que terão morrido pelo menos um milhão de pessoas. O campo era dividido em 28 subcampos e tinha três campos independentes. Os presos que não foram selecionados para o extermínio imediato, em câmaras de gás, eram enviados para trabalhar em fábricas de armamentos, minas de carvão e outros empreendimentos nazistas.

Antes da libertação pelos soldados do Exército Vermelho, os prisioneiros passaram por uma última tortura. Os nazistas obrigaram cerca de 60 mil prisioneiros a marchar para a cidade vizinha de Wodzisław Śląski, para que continuassem a servir de mão de obra. Entre nove e 15 mil pessoas terão morrido durante as “Marchas da Morte” da evacuação.

O museu de Auschwitz-Birkenau foi aberto em 1947 nas instalações do antigo campo de concentração, que foi declarado Património da Humanidade da Unesco em 1979, passando a ser um dos principais símbolos do Holocausto em todo o mundo.

Fotos: Facebook/Memorial Auschwitz