Cultura

Filme “Os Maias” vai representar Portugal em prémios no México

O filme “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho, foi escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema, para representar Portugal, em 2015, nos prémios Ariel, atribuídos pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas.

“Os membros da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas (Academia Portuguesa de Cinema) escolheram o filme ‘Os Maias’, de João Botelho, para representar Portugal na edição de 2015 dos Prémios Ariel como candidato a Melhor Filme Ibero-americano da Academia Mexicana de Cinema”, refere um comunicado divulgado pela academia portuguesa.

Os vencedores da 57.ª edição dos prémios Ariel serão anunciados a 26 de maio do próximo ano.

Adaptação do romance “Os Maias”, de Eça de Queiroz, o filme estreou-se nos cinemas a 11 de setembro. De acordo com os dados mais recentes do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), “Os Maias” já foram vistos, desde a sua estreia, por 101.625 espectadores, obtendo uma receita bruta de bilheteira de 511.572,51 euros.

Feita a estreia comercial em 20 salas, João Botelho decidiu levar o filme a outros cinemas do país, que têm menos acesso à produção cinematográfica portuguesa, e contactar de perto com os públicos escolares, uma vez que o romance de Eça de Queiroz faz parte dos programas curriculares de Português.

Até fevereiro, João Botelho – ou um dos atores do elenco – andará com o filme em digressão pelo país, tal como o realizador fez com “O Filme do desassossego”, a partir de “O livro do desassossego”, de Bernardo Soares/Fernando Pessoa.

“Os Maias – Cenas da vida romântica” terá ainda uma versão em série televisiva, a estrear na RTP, em 2015.

cartaz os maias