Tozé Santos e Sá

Advogado

Educação

O princípio da não violência está consagrado nas leis e na ética da convivência. Não obstante, está esquecido. Sobeja a falta de educação em todas as áreas e domínios, profissionais e pessoais.

Dir-se-á que a crise económica e financeira é a culpada. Casa onde não há pão… acrescento: e onde se quer manter o estatuto de rico…

Pois bem, mas não dá o direito de agressividade gratuita. Bem sei que anda tudo cheio de hormonas ingeridas para ganhar músculo ou ter pujança sexual mas, mesmo assim, as frustrações de uns não têm de ser dirigidas a outros, antes tratadas. Não se pode trabalhar, conduzir, andar na rua, sair a noite, sem que uns anormais, demasiados anormais, por ciúme ou alteração psicológica insultem, agridam…

À noite, a grande moda é empurrar e afastar, com as mãos nas costas, as pessoas, tal é a pressa de ir a casa de banho… É esta gente que será o futuro de Portugal!

Valham-nos os programas de entretenimento das nossas televisões. Verdadeiro serviço público de competição para ver quem mais elogia quem. Conjunto de bajuladores tão corretos, delicados, atenciosos, perfeitos! São as únicas pessoas tão constantes nos elogios quanto naturalmente falsos, previsíveis e fáceis.

Se o mundo fosse assim… Quero tanto conhecer aquelas pessoas boas e sinceras…

Deve ser por isso que tantos e tantos se acotovelam para chegar ao pequeno ecrã. Embora se diga para ai que aquela simpatia e amizade é sol de pouca dura, ou seja, dura enquanto estão no ar…

Educação não é isto… Não é ser falso e hipócrita, não é saber viver para conseguir sobreviver… Não se enganam as pessoas todo o tempo, só algum tempo e depois…

Enquanto o mundo for assim, aqueles que não o são é que se sentem mal e deslocados. Estes sofrem por não fazerem parte do mal instituído… Porque o mal vence o bem, aparentemente…

Vou ali, tirar um apontamento… até terça!