Cultura

Casa da Música quer levar o Fado às ruas históricas de Gaia

Gizela João, Mariza e o projeto Fado Sinfónico com Camané e Cristina Branco são os nomes grandes da iniciativa “Cais do Fado” que a Casa da Música e a Câmara de Gaia promovem de 24 a 26 de julho.

Ao todo, está prevista a presença de 15 artistas distribuídos por dez palcos, incluindo espetáculos ao ar livre na Ribeira de Gaia e Serra do Pilar, bem como nas Caves de Vinho do Porto, “criando um ambiente de animação urbana, próprio de um festival”, conforme antecipa a organização.

Os espetáculos desta iniciativa, que se desenrola de quinta-feira a sábado, têm início previsto para as 18h00, com concertos de fadistas “com uma carreira mais recente, mas em franca ascensão” em palcos instalados junto ao rio Douro.

Gisela João
Gisela João

Após os concertos de fim de tarde os “festivaleiros do fado” são convidados a subir até junto do Mosteiro da Serra do Pilar, no Quartel do Regimento de Artilharia n.º 5, onde decorrem os protagonizados por “artistas elogiados pela crítica e com impacto crescente junto do público”.

A 24 de julho a noite estará a cargo de Gisela João, enquanto a 25 sobe ao palco Mariza. No sábado, dia 26, Camané e Cristina Branco apresentam-se com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música, num concerto considerado pela organização como “peculiar pelo cruzamento de dois géneros musicais muito distantes: a música clássica e o Fado”.

De acordo com o diretor geral da Casa da Música, Paulo Sarmento e Cunha, a iniciativa ‘Cais do Fado’ insere-se na estratégia desta instituição “de alargamento de públicos”.

Mariza
Mariza

“Neste período de verão vamos sair da Casa e passar os nossos valores às pessoas que não vão ainda, com tanta frequência, à Casa da Música. O ‘Cais de Fado’ é um grande evento. E a zona da Baixa de Gaia é uma referência patrimonial e histórica, dando uma identidade singular à iniciativa”, descreveu o diretor, à “Lusa”.