Atualidade

Jane Fonda revela estar com cancro “um Linfoma não-Hodgkin”

A atriz de 84 anos anunciou, nas redes sociais, que foi diagnosticada com cancro. “Queridos amigos, tenho algo pessoal a partilhar. Fui diagnosticada com um linfoma Não Hodgkin (tumor que tem início no sistema linfático) e já comecei os tratamentos de quimioterapia”, revelou Jane Fonda esta sexta-feira.

A também escritora e ativista sublinhou estar com um “cancro muito tratável”, do qual “80% das pessoas sobrevivem”, sentindo-se por isso uma “pessoa com muita sorte”.

Sinto-me sortuda também por ter um seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Compreendo, e é doloroso, que sou privilegiada nisto. Quase todas as famílias na América têm tido de enfrentar o cancro e em muitos casos não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que eu estou a receber e isso não é certo”, escreveu.

Jane Fonda alertou para o facto de ser necessário falar mais “não apenas sobre curas, mas sobre as causas para que possamos eliminá-las. Por exemplo, as pessoas precisam saber que os combustíveis fósseis causam cancro. O mesmo acontece com os pesticidas, muitos dos quais são baseados em combustíveis fósseis (…)“.

Estou a fazer quimioterapia há 6 meses e estou lidando muito bem com os tratamentos e, acredite, não vou deixar nada disso interferir no meu ativismo climático“, garantiu a protagonista, há mais de 50 anos, do ativismo de combate à crise climática, que chegou a ser presa várias vezes.

A atriz considera o “cancro como um professor”, afirmando que “está a prestar atenção às lições que me tem dado. Uma coisa que já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos sozinhos. E o cancro, junto com minha idade –quase 85– definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jane Fonda (@janefonda)