Atualidade

Mississippi aprova lei que permite recusar atendimento a gays

Phil Bryant, governador do Mississippi (no sul dos Estados Unidos), assinou quarta-feira, uma lei – Lei de Proteção da Liberdade de Consciência da Discriminação Governamental, também conhecida por “HB 1523” – que permite aos proprietários de estabelecimentos comerciais e aos funcionários públicos recusarem-se a prestar serviços a casais homossexuais, pessoas que tenham sexo extramatrimonial e pessoas transgénero.

Phil Bryant publicou na sua conta oficial do Twitter um comunicado no qual explica que assinou a lei para “proteger de forma sincera as crenças religiosas e as convicções morais de indivíduos, organizações e associações privadas de ações discriminatórias por parte do Governo do estado ou das suas dependências políticas” alegando a defesa do “exercício de liberdade religiosa instituída pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos”.

A lei vai contra a Constituição americana e grupos civis já se movimentam para a tentar derrubar. O grupo de defesa dos direitos dos homossexuais Freedom for All Americans considerou a nova lei como “a pior peça de legislação anti-LGBT de todo país”.

Fotos: Freedom for All Americans