Moda

Portugal Fashion promove moda portuguesa além-fronteiras

O Portugal Fashion prepara-se para levar a cabo um roteiro promocional da moda portuguesa, com passagem por cinco cidades, entre os meses de setembro e outubro. Os primeiros desfiles acontecem na capital austríaca, no dia 10 de setembro, com a apresentação das coleções de Ricardo Preto e Susana Bettencourt na Vienna Fashion Week. Seguem-se as apresentações de Daniela Barros e de João Melo Costa, em Londres, no dia 12 de setembro. É o segundo ano consecutivo que o Portugal Fashion integra Londres e Viena no seu calendário internacional de primavera/verão. O projeto da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários segue, depois, para Paris para a habitual participação na Semana de Prêt-à-Porter, a decorrer de 23 de setembro a 1 de outubro.

Naquela que será a segunda participação do Portugal Fashion na Vienna Fashion Week, que acontece no MuseumsQuartier Wien, os desfiles nacionais terão lugar às 18h30. Depois do sucesso conquistado em setembro do ano transato na Áustria, onde apresentou propostas desenvolvidas para a marca Meam, Ricardo Preto regressa ao ambiente cosmopolita e multicultural de Viena com uma coleção de autor, intitulada “Contemporary Warriors”. A propósito da inspiração inerente às propostas que serão apresentadas, o designer fala num novo “eu” e num novo “nós”, que são pressionados pelo veloz mundo atual a estar “em todo o lado, em qualquer lado, agora”. “É difícil permanecer equilibrado… relaxado… nós desejamos apenas colocar uma camada cool e esquecer tudo o resto… caminhar mais devagar do que todos os outros… deslizar como seda contra a maré… dormir suavemente como algodão…”, refere Ricardo Preto no descritivo da coleção. O resultado será um conjunto de coordenados que põe termo às “áreas cinzentas”, apostando em “cores simples”, como vermelho e azul ou preto e branco.

Susana Bettencourt, por seu turno, acrescenta uma nova cidade ao seu vasto currículo de internacionalizações. A jovem criadora de raízes açorianas, que viveu mais de dez anos em Londres, onde se licenciou em Design de Moda, já participou na London Fashion Week, realizou um desfile na Malásia e esteve presente no Scoop International Fashion Show (Londres), na Feira Vision Copenhaga, na Show&Order (Berlim) e no Capsule Show (Paris). A estreia na Vienna Fashion Week será marcada pela apresentação da coleção “Realignment”, marcada pela dicotomia entre a criação artesanal e a criação digital. “Esta coleção explora a conexão entre estes extremos e quão interlaçados eles estão no mundo”, antecipa a designer.

Tendo o bordado de Bargello Florence como ponto de partida para a sua inspiração, Susana aplica as suas perspicazes regras geométricas diretamente nos seus tão característicos textured prints e jacquards, acabando por criar uma complexa assinatura que apelida de “pixel art”. A paleta de cores é composta por tons fortes, em virtude, uma vez mais, dos contrastes, neste caso entre “as frescas texturas da fruta de verão e a rugosidade e rigidez da construção do bordado de Bargello”. Amarelo, verde-água, branco e preto são as escolhas de Susana Bettencourt para sustentar este conceito e pintar uma coleção onde diz operar, “pela primeira vez”, um casamento entre a sua arte manual e a sua linguagem digital.

Moda portuguesa em Londres
Os desfiles de Daniela Barros (criadora emergente que, em outubro de 2013, transitou do Espaço Bloom para a passerelle do Portugal Fashion) e João Melo Costa em Londres ocorrem, pelo segundo ano consecutivo, no âmbito da plataforma Fashion Scout. A apresentação das propostas primavera/verão 2015 dos dois designers está agendada para as 16h30 do dia 12 de setembro, no Freemasons Hall. No dia seguinte, essas mesmas propostas integram uma exposição profissional, dirigida aos públicos especializados que têm vindo a fazer com que a referida plataforma seja responsável pelo lançamento de toda uma geração de criadores de moda. Com atividade em Londres e Paris, o projeto Fashion Scout dedica-se, tal como sugere o próprio nome, à caça de novos talentos, contando para tal com o estreito envolvimento de meios de comunicação social e compradores de todo o mundo.

Daniela Barros leva a Londres a coleção “N_00A”, onde inclui propostas “minimais” e “geométricas”, que partem da exploração do “vestuário enquanto extensão do corpo”. A jovem criadora antecipa a próxima estação quente com o que chama de “alfaiataria relaxada”, com “linhas rígidas” que trabalham com “estruturas relaxadas”. Apostando nos “looks dos pés à cabeça” e no “color block”, a designer, que já desfilou na Holanda e tem marcado presença regular em conceituados certames parisienses, identifica como palavras-chave da sua griffe a “desconstrução clássica” e a “forma reinterpretada”. Cromaticamente, as escolhas de Daniela Barros centram-se no preto e branco, combinados com azul profundo, bem como no “print terracota”, que justifica com a inspiração “na estrutura muscular do corpo”.

Já João Melo Costa vai apresentar a coleção “We Have Plans”, cuja descritivo constrói com base em dois verbos: “planear” e “plantar”. Em matéria de planeamento, o designer começa por destacar a importância da “introspeção”, seguida da libertação de “tudo aquilo que não nos permite crescer ou evoluir”, bem como da definição de objetivos. Prosseguindo na explicação da inspiração que está na base da coleção para o verão de 2015, explica a escolha do verbo “plantar”: “em primeiro lugar, é importante revolver a terra para ver o seu estado atual. De seguida, devemos preparar o terreno, limpando-o. É crucial afastar os pássaros que picaram em tempos a plantação. Por fim, procurar novas plantas, cultivá-las e deixá-las crescer”.

E o conceito de crescimento, no caso deste jovem que trocou as artes plásticas pela moda, vai além das inspirações, sendo facilmente aplicado à evolução da sua carreira. Exemplo disso mesmo foi o sucesso alcançado na iniciativa Internacional Fashion Showcase (IFS), que decorreu no mês de fevereiro, em Londres. Depois da participação neste certame, João Melo Costa viu o coordenado que produziu para o efeito ser selecionado (juntamente com apenas mais dois trabalhos) para uma exposição comemorativa do 80º aniversário do British Council, a qual foi visitada por destacadas personalidades, entre as quais o príncipe Charles.

Aposta nos novos talentos
“Com a agenda que cumpre em Viena, Londres e Paris, a rota internacional do Portugal Fashion dá, uma vez mais, provas de amadurecimento, sentido estratégico e expansão. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto possibilita a um conjunto de designers nacionais a presença nestas três capitais europeias, proporcionando à moda portuguesa oportunidades ímpares de promoção, potenciadoras de visibilidade junto da imprensa especializada, de agentes de compras e de muitas outras entidades dinamizadoras do setor do vestuário”, afirma Manuel Lopes Teixeira, da direção nacional do Portugal Fashion.

“O circuito alternativo, mas surpreendentemente dinâmico e bem referenciado, de Viena veio reforçar um calendário internacional onde Paris é incontestável e Londres se afirma, cada vez mais, como destino natural. Mas a expansão estratégica que temos vindo a operar é extensível também aos criadores: o Portugal Fashion esforça-se pela maximização de oportunidades, procurando fundamentar as suas apostas na qualidade dos designers e na sustentabilidade da sua atividade profissional. Felizmente, o sucesso do projeto Bloom e de todo o seu trabalho de captação e acompanhamento de novos talentos, tem vindo a permitir que os mesmos critérios possibilitem a seleção de jovens criadores para a participação em ações internacionais”, complementa o mesmo responsável.

Depois da participação nas semanas da moda internacional, o Portugal Fashion vai realizar-se em Portugal, entre 22 e 25 de outubro em duas cidades: Lisboa, com um primeiro dia de desfiles, e Porto, onde se concentra grande parte do line up.

Portugal Fashion1