Atualidade

Quem mente mais? Homens ou mulheres?

É uma questão que praticamente não tem fim. O que se conhece de várias experiências é inconclusivo e não é algo fácil de medir ou de se estudar.

Analisando princípios mais básicos de alguns jogos como o póquer, onde o bluff acaba por ser entendido como uma mentira, acabamos por ver que homens e mulheres o fazem extremamente bem quando chegam a essa situação.

Porém, partindo do princípio que existem mais homens jogando póquer, quer online, quer fisicamente, podemos afirmar que os homens mentem mais que as mulheres e que elas não se dedicam tanto ao jogo, precisamente por não quererem mentir. Ainda assim, o póquer, como muitos outros jogos, tinha até recentemente um estereótipo que afastava as mulheres, ou que elas pura e simplesmente não se interessavam pelo jogo, e por isso não dava bem para comparar.

Um estudo recente, do Museu de Ciência de Londres, concluiu que os homens mentem mais que as mulheres, mas um estudo de uma psicóloga americana da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que homens e mulheres mentem com a mesma frequência. A diferença aqui é que os homens mentem para ganhar algum tipo de vantagem e se livrarem dos problemas, enquanto que as mulheres mentem para livrarem alguém ou encobrirem algum tipo de segredo.

Fazendo uma análise muito breve nesses dois estudos, e num jogo que a dada altura requer uma pequena mentira para seguir em frente, podemos destacar que talvez os homens mintam um pouco mais que as mulheres, mas isso é algo que está a mudar em virtude do igual posicionamento da mulher na sociedade, face ao homem.

Por isso, mentir não é tanto uma questão de sexo, mas sim de carácter, onde o tamanho da mentira vem do que a pessoa é, e não tem que ver diretamente com ser-se homem ou mulher, apesar de haver situações que provam os dois lados.

Se pensarmos numa questão social em que os homens, desde os primórdios, foram-se assumindo como os responsáveis da família ou da relação em si, sim eles podem ter começado a usar mentiras mais frequentemente que as mulheres, contudo, como isso é algo que eles fazem ou fizeram para se livrarem de algo, pode não ser o melhor exemplo, ou não se conseguir descobrir.

Mas novamente, com a ascendência da igualdade entre sexos, em praticamente todo o mundo, essas diferenças não se percebem e concluímos que ambos os sexos mentem de forma igual. As razões e a dimensão da mentira já dependem da pessoa em si, mas a verdade é inegável que o que interessa é o carácter.