Atualidade

Bob Dylan termina suspense sobre o Nobel

Mais de três meses após a atribuição, o músico decidiu aceitar o Nobel da Literatura. Vai recebê-lo este fim de semana em Estocolmo, capital sueca.

Segundo avança a agência AFP, Bob Dylan vai dar três concertos na Suécia (em Estocolmo a 1 e 2 de abril e na cidade de Lund, no sul do país, a 9 de abril), que já estavam agendados antes de lhe ser atribuído o Nobel, e aproveita a ocasião para receber os mais de oito milhões de coroas suecas (cerca de 824 mil euros).

bob-dylan

A tradição exige que o laureado ofereça um discurso aos seus benfeitores, a chamada ‘palestra Nobel’, em qualquer formato (pode até ser um vídeo ou uma canção) no prazo máximo de seis meses após a atribuição do prémio. Não se sabe quais são os planos do músico para o fazer.

Segundo a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, a medalha e o diploma do prémio Nobel da Literatura serão entregues de forma privada, na presença de um pequeno grupo de pessoas e sem comunicação social.

Recorde-se que Bob Dylan nunca respondeu às tentativas de contacto da academia sueca e faltou à cerimónia de entrega do prémio, em dezembro, por “ter outros compromissos”.

“Não tivemos nenhuma conversa telefónica com Bob Dylan nos últimos meses. Dylan está ciente que até 10 de junho deve ser realizada a ‘palestra Nobel’, de modo a obter o pagamento”, lembrou Sara Danius esta segunda-feira.

Em outubro do ano passado, o cantor e compositor norte-americano foi distinguido com o Nobel da Literatura “por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.