Atualidade

Humoristas portugueses fazem pausa nas piadas para ajudar o povo madeirense

Ninguém ficou indiferente perante as imagens de terror, provocadas pelos incêndios, que nos últimos dias nos chegaram da Madeira. Habituados a fazer rir as pessoas, muitas vezes com a desgraça alheia, alguns humoristas portugueses entenderam que o drama insular merecia uma pausa nas piadas. O momento exige, isso sim, uma enorme carga de solidariedade e eles estão prontos a ajudar…

Herman José foi quem deu o mote no Facebook. Preocupado em não deixar que o “boato e o alarmismo esvaziem o ganha-pão da nossa Pérola do Atlântico”, referindo-se ao “turismo”, o também apresentador, de 62 anos, pôs-se a caminho da Madeira e, já instalado na “Quinta do Monte, em pleno epicentro de uma das zonas afetadas” pelos incêndios, assegurou que “a catástrofe não esvaziou o Paraíso.”

Para comprová-lo apresentou uma foto do cenário envolvente, a partir do seu quarto, e deixou a garantia de que “a vida na Madeira prossegue com toda a normalidade”, fazendo o apelo para que todos “passem a palavra.” Elma Aveiro, natural da Madeira, tal como o seu irmão Cristiano Ronaldo, aplaudiu as palavras de Herman José, ao colocar um “gosto” na sua publicação.

Depois disso, foi Rui Sinel de Cordes a entrar em ação, no caso a partir do sul de França, onde se encontra a gozar um período de férias. Em contacto com o amigo e também humorista, Hugo Sousa, os dois decidiram fazer brevemente um espectáculo na Madeira, com a garantia de que todos os fundos angariados ficarão na ilha.

O apoio de todos os portugueses ao povo madeirense está cada vez mais vincado e vem dos mais distintos quadrantes. Recorde-se que também o futebolista Cristiano Ronaldo deixou a promessa de ajudar financeiramente as vítimas dos fogos na ilha onde nasceu.

Mas como os incêndios não têm sido um exclusivo da Madeira, fica também uma nota para a solidariedade de Eduardo Madeira. Este humorista, acompanhado pela mulher, Joana Machado, e a filha, Leonor, passou a manhã de ontem, dia 12 de agosto, nos quartéis dos Bombeiros do Estoril e Parede, deixando um apelo no Facebook para que toda a população apoie os soldados da paz. Refira-se que, antes disso, já havia vincado o seu apoio à Madeira através da foto em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, surge a confortar um insular com um abraço.