Atualidade

Débora Monteiro: a atriz que sonha com outros voos além-fronteiras

Aos 32 anos, a atriz nortenha prepara-se para surpreender num novo papel. Em “Rainha das Flores”, na SIC, a substituta de “Poderosas”, Débora Monteiro é “Marisa, uma organizadora de eventos”.

O recente desafio distingue-se do anterior e da divertida Rute em “Mar Salgado”. A atual personagem “tem mais filtros e é mais contida na forma de falar e estar. Ela tem a sua graça, mas é uma coisa natural”, conta à Move Notícias.

Com um mês e meio de gravações, Débora reconhece que ainda anda “à procura da personagem”, mas já tem “um bom feedback do realizador e da produção”. O horário não é o mais desejado mas ela acredita “no sucesso”.

Sempre que o trabalho permite, a bela morena regressa às origens, em Vila Nova de Gaia, onde cresceu e tem a família mais próxima com quem gosta de “matar saudades”, até porque se derrete com os sobrinhos pequenos.

As viagens são, “por norma”, partilhadas com o namorado, o empresário Miguel Mouzinho, que “há muito se tornou a melhor companhia”. O casal está junto há mais de quatro anos, mas os filhos, continuam a ser plano adiado.

“Como já disse, ser mãe é um sonho e um dos meus objetivos mas, não sei se é pela instabilidade da profissão – e não falo só financeiramente, pois aí posso considerar que estou numa fase mais estável -, a vontade de estudar e fazer mais coisas faz-me ponderar muito o momento”, explica, com o pragmatismo a marcar o discurso.

novaera0008

E, nesse ponto como em outros, garante que Miguel a apoia “a 100%”: “Ele é que me incentiva mais a ir para fora, a fazer agora, pois quando for mais velha não vai dar. Dessa forma, acho que os filhos virão quando tiverem que vir… É óbvio que já me fazem essa pergunta há muito tempo e começamos a pensar que, se calhar, está na hora, mas também comecei a vingar bocadinho mais tarde e as outras coisas acabaram por ser adiadas”.

Ambiciosa assumida, Débora Monteiro sente que “o país é pequeno em certas coisas”, por isso quer fazer as malas e arriscar uma aventura além fronteiras e não propriamente para trabalhar. Para ela, “basta aprender, pois também faz parte”.

Mesmo que o noivo não a possa acompanhar em permanência, por causa dos compromissos por cá, a atriz gostaria de contar com a companhia dele “pelo menos no início” quando decidir “emigrar”. Londres, Nova Iorque ou até o Rio de Janeiro são destinos possível para quem quer beber de outras fontes de conhecimento.

Foi na moda que tudo começou, ainda no Porto, mas o desejo de crescer profissionalmente, levou Débora a mudar-se para Lisboa, onde tentou o mundo da representação e convenceu. Em 2006, estreou-se em televisão como Helena na novela da TVI “Tempo de Viver” e nunca mais parou.

Débora-Monteiro-2

Fotos: Move Noticias