De chorar por mais

A Portobeer e a tradição cervejeira do Porto

Há uma tradição do nosso burgo que deve ser estimulada e, porque não, homenageada. Falo desses ícones a que usualmente chamamos de cervejarias.

Na boa tradição portuense as cervejarias sempre tiveram um caráter especial e distintivo. A sua primeira referência diferenciadora é, como o nome indica, a cerveja. Cerveja a que o pragmatismo portuense – por ser de pressão e, por isso, aconselhada de beber em copo de vidro fino, transformou nos famosos finos, símbolos vivos da pulsão festiva dos tripeiros.

Os finos transformam-se, dependendo do tamanho e das misturas, em muitas outras coisas: lambretas, príncipes, canecas, girafas, traçadinhos, panachés e …, tantas coisas mais.

O universo da cerveja pede, claro boa companhia. E a primeira e mais qualificada é a do marisco. Mais pobre ou mais rico, o marisco, faz jus à proximidade que as cervejarias sempre tiveram com as marisqueiras. Depois, para simbolizar essa outra belíssima característica das cervejarias que é a de serem locais onde (também) se come fora de horas, vem a truculenta tradição petisqueira do Porto, representada, nos croquetes, nos rissóis, nas iscas, no bucho, no pica-pau, nas moelas, etc, etc.

Francesinha Portobeer 1 (2)

As novas gerações descobriram novas coisas, com mais ou menos pronúncia e que se fixam igualmente no mesmo impulso que as casas de cerveja proporcionam.

O novo impulso passou também pela recriação do imaginário das cervejas. Um retorno ao passado que passa pela descoberta estimulante das cervejas artesanais, hoje felizmente com tantas e tão boas representações.
Passamos desta forma para cervejarias mais pequenas, onde reina o hamburger, a slice pizza, o cachorro e, incontornavelmente a francesinha.

Se quisermos eleger o marisco da nova geração então, tropeçamos inevitavelmente com a francesinha como a grande “dama de companhia” da cerveja.

E isso dá-nos a deixa para falarmos da PortoBeer – com uma gestão renovada este projeto tão estimulante do grupo Sonae, faz o equilíbrio certo entre as antigas e as novas cervejarias. Num espaço depurado, contemporâneo e elegante, a Portobeer tem nas múltiplas cervejas e na francesinha os seus grandes ícones. As francesinhas explodiram nos últimos dois anos – nos sabores, na composição, nos molhos, na diversidade. Desde a mais frugal vegetariana, até ao opulento rodízio, o que o Portobeer propõe é a celebração em Festa desta grande marca do Porto, que pode ser um dos bons princípios de internacionalização da cozinha petisqueira do Norte.

Francesinha Carne Assada

Mas para além deste abraço na tradição portuense, a Portobeer não esquece outras tradições mais antigas – as do bucho, da orelheira, do polvo, das pataniscas, do pica-pau, das moelinhas, das salsichas alemãs, dos ovos rotos com farinheira, etc, etc.

Depois há a carta cheia de boas sugestões – o bacalhau, as açordas, o arroz do mar, os bifes de diversa natureza, até ao mítico bife rolha e tantas outras iguarias da boa cozinha portuense.

Por isso, caro leitor, tenha ou não a nossa boa pronúncia, não deixe de fazer a viajem pela grande tradição cervejeira do Porto, com paragem obrigatória neste renovado Portobeer onde na amorável francesinha e numa boa cerveja artesanal, pode celebrar a grande história gastronómica do Porto.

Portobeer
Av. Da Boavista, 1245
4100-130 Porto
Tlf.: 226 086 793