Saúde & bem-estar

Casos de vírus Zika continuam a aumentar

O número de pessoas diagnosticadas com o vírus Zika continua a aumentar e os casos são detetados em vários países da Europa e não só. Portugal já registou quatro casos, conforme divulgou a Direção-Geral de Saúde este mês, na altura em que lançou um alerta sobre o vírus.

No país vizinho, a imprensa noticiou que duas mulheres também foram diagnosticadas com zika, na última sexta-feira. Elas são da Améria do Sul e vivem na Catalunha. De acordo com autoridades de saúde, foram infetadas durante viagens para os seus países de origem no fim do ano passado. Em Inglaterra foram registados três casos da infeção em britânicos que regressaram ao Reino Unido após viagens à América do Sul.

Já nos Estados Unidos, os testes a três pessoas em Nova Iorque deram positivo no que diz respeito ao vírus Zika, ao qual está a ser atribuído o aumento do casos de microcefalia em bebés na América Latina. As três pessoas viajaram para o exterior dos Estados Unidos, para regiões onde a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti está a propagar-se rapidamente, disse o departamento de saúde estatal de Nova Iorque, sem especificar quais. As autoridades informaram que uma pessoa estava totalmente recuperada e que as outras duas registavam melhorias.

Também em Israel uma criança foi diagnosticada com o vírus depois de viajar para a Colômbia.

A República Dominicana informou no sábado que foram confirmados dez casos do vírus. O ministro da saúde da República Dominicana, Altagracia Guzman, disse que os testes de laboratório às amostras enviadas para os Estados Unidos confirmaram 10 em 27 casos suspeitos.

Recorde aqui as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

Tópicos: