Atualidade

Bill Cosby pagou fiança para sair em liberdade

O comediante norte-americano vai aguardar julgamento em liberdade, após ter pago 10% da sua fiança de um milhão de dólares, fixada por um tribunal na sequência de uma acusação de abuso sexual.

Bill Cosby compareceu brevemente perante um tribunal de Elkins Park, um subúrbio de Filadélfia, horas depois de o Ministério Público ter formulado contra si uma acusação de “atentado ao pudor agravado”, relativas a Andrea Constand, ex-funcionária da Temple University, na Pensilvânia, que o acusa de a ter drogado e violado na mansão do ator.

O ator, de 78 anos, e contra o qual havia sido emitida uma ordem de detenção, entregou o passaporte e pagou 10% da sua fiança para poder continuar em liberdade, tendo o juiz marcado uma audiência preliminar para 14 de janeiro.

A pena pelos atos de que é acusado – e que, segundo Andrea Constand, uma canadiana agora com 42 anos, tiveram lugar no início de 2004 – pode ir até aos dez anos de prisão.

A estrela de Hollywood enfrenta pela primeira vez os tribunais por abuso sexual, crime de que foi acusado ao longo dos anos por cerca de 50 mulheres.